Lugar nenhum

Lugar nenhum Lucas Figueiredo


Compartilhe


Lugar nenhum (Arquivos da repressão no Brasil)


militares e civis na ocultação de documentos da ditadura




Convidados a examinar os documentos que estão na origem deste livro, os historiadores José Murilo de Carvalho, Daniel Aarão Reis Filho e Ângela Maria de Castro Gomes foram unânimes: trata-se de material "de valor histórico inestimável para a sociedade brasileira".

Coordenadora da Coleção - Heloisa M. Starling

Entre os incontáveis mistérios que cercam o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-85), a ocultação dos arquivos secretos da repressão é um dos mais controversos. Desde a volta da democracia, em 1985, sucessivas tentativas de abrir os arquivos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram feitas pelo Ministério Público e pela Justiça. Mas a resposta dos militares era sempre a mesma: foram destruídos e não há vestígio deles em nenhum setor das Forças Armadas. Nesta brilhante reportagem investigativa que inaugura a coleção Arquivos da Repressão no Brasil, Lucas Figueiredo mostra que não é bem assim. O jornalista teve acesso a um conjunto de microfilmes do Cenimar - o temido Centro de Informações da Marinha. O material foi examinado por peritos da Biblioteca Nacional, que atestaram sua autenticidade, e analisado por historiadores renomados, que foram unânimes quanto a sua importância. Os documentos não deixam dúvida: os militares sempre souberam mais do que revelaram. Desde o início, tinham registros precisos sobre o destino de presos políticos tidos como "desaparecidos", mas na realidade mortos pela repressão. Ainda existem registros desconhecidos sobre o período? Por que os militares insistem em ocultar seus arquivos, mesmo passados trinta anos do fim do regime ditatorial? Por que, de Sarney a Dilma, nenhum presidente civil do pós-ditadura obrigou a Marinha, a Aeronáutica e o Exército a abrir seus arquivos secretos? O que esse impasse diz sobre o poder das Forças Armadas e a democracia no Brasil de hoje? Eis algumas perguntas que este livro procura responder.

Farto em informações inéditas e escrito com agilidade e precisão, Lugar nenhum revolve feridas abertas e traz à luz uma página sombria da história brasileira.

História / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Lugar nenhum

Similares

(78) ver mais
1964: Golpe ou Contragolpe
Os fuzis e as flechas
O Rio do Perdido
1964

Resenhas para Lugar nenhum (3)

ver mais
on 1/10/18


Um dos princípios constitutivos dos governos democráticos consiste na subordinação do poder militar ao poder civil. No entanto, desde 85, órgãos e centros de informação da marinha, do exército e da aeronática têm dado reiteradas mostras de que esse pilar não tem a menor validade. Por mais de 30 anos as forças armadas (auxiliadas por representantes civis) negam acesso aos arquivos secretos da ditadura, documentos que os próprios militares já deram provas de existência mesmo após terem s... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 32
5
ranking 47
47%
4
ranking 41
41%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Alê | @alexandrejjr
editou em:
11/09/2021 17:01:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR