Luz antiga

Luz antiga John Banville


Compartilhe


Luz antiga





Vencedor do Man Booker Prize e nome cotado para o Prêmio Nobel de Literatura, o escritor irlandês John Banville é comparado pela crítica moderna a autores renomados como os também irlandeses Samuel Beckett e James Joyce, e o russo Vladimir Nabokov.

Alexander Cleave é um velho ator irlandês aposentado que conta a história de seu primeiro amor — a mãe de seu melhor amigo de infância. Dez anos depois do suicídio de sua filha, Alex é convidado a interpretar um último papel no cinema: do crítico literário Axel Vander, que estava com Cass quando ela se matou. Durante as filmagens na Itália, Alex se apaixona pela atriz que interpreta a filha morta. O estilo do narrador impressiona pela ironia generalizada e permanente.

O romance é marcado pelos traços característicos do texto de Banville, cheios de jogos de linguagem e enredos complexos. Segundo o escritor argentino Rodrigo Frésan, amigo de Banville e motivador de Luz antiga (Frésan chega mesmo a aparecer de modo cifrado como personagem do romance): “lemos Banville para lembrar o que é ler afinal: ler Banville é descobrir que podemos falar o melhor dos idiomas”.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Luz antiga

Similares

(12) ver mais
O sentido de um fim
O mar
Sudário
O coração é um caçador solitário

Resenhas para Luz antiga (12)

ver mais
O quebra-cabeça da Memória
on 28/7/13


John Banville utiliza o mesmo recurso do seu premiado livro de 2005, "O Mar", no qual um narrador sexagenário conta sua história alternando o presente com o passado. O passado, neste caso, é o período no qual ele se relacionou com a Sra. Gray, mãe do seu melhor amigo de adolescência. A maneira como Banville se dirige ao leitor cria a ilusão que você é o único ouvinte de uma história íntima e secreta. Ele faz com maestria uma das coisas que mais gosto na literatura: não apenas cont... leia mais

Estatísticas

Desejam63
Trocam2
Avaliações 4.1 / 83
5
ranking 43
43%
4
ranking 33
33%
3
ranking 20
20%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Marcos
cadastrou em:
03/06/2013 13:38:50
Jenifer
editou em:
25/10/2020 00:13:59