M, o Filho do Século

M, o Filho do Século Antonio Scurati


Compartilhe


M, o Filho do Século





O romance M, o Filho do Século conta em trama eletrizante a história de Mussolini e sua ascensão de agitador político a líder do fascismo sob a perspectiva do ditador e de seus íntimos, durante o período de 1919 até 1925. Valendo-se de vasta base documental, Antonio Scurati traz uma narrativa totalmente calcada na realidade, porém elaborada com os recursos que fazem com que o leitor entre na mente dos grandes personagens da ascensão do fascismo, compreenda todo o clima da época e assista a tudo como se lá estivesse.

Muitas vezes irônico, ácido e — por que não? — irreverente, Scurati brinda o leitor com uma premiada obra-prima que em diversos momentos assume ares de roteiro de filme. Mas nem por isso o autor atenua fatos ou banaliza atrocidades. Ao aproximar o leitor de um dos maiores ditadores do século XX, mostrando também seus percalços, mazelas e habilidades, Scurati revela como a história é definida por pessoas em última análise comuns, com o consentimento — ou ignorância — de pessoas comuns.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / Literatura Estrangeira / Política

Edições (1)

ver mais
M, o Filho do Século

Similares

(5) ver mais
O Papa e Mussolini
Os Últimos Dias de Mussolini
Os grandes líderes do século XX: Mussolini
Mussolini

Resenhas para M, o Filho do Século (12)

ver mais
Uma biografia romanceada do Fascismo Italiano
on 16/3/20


Embora na contra-capa do livro diga "primeiro romance narrado por Mussolini", M o filho do século é uma biografia romanceada do Fascismo italiano. De Mussolini só conhecia o nome e quase mais nada. A obra tem texto muito fluido, mas a quantidade grandes de personagens e a alteração de pontos de vistas deixam a imagem num todo um pouco nebulosa. Muitas vezes me perguntei se não era melhor ter lido logo de uma vez uma biografia do Mussolini. Me faltou mais profundidade para tentar entend... leia mais

Estatísticas

Desejam197
Trocam2
Avaliações 4.6 / 65
5
ranking 71
71%
4
ranking 26
26%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Pri Paiva
aprovou em:
12/12/2019 13:53:26