Malcolm X fala

Malcolm X fala Malcolm X


Compartilhe


Malcolm X fala





Os discursos aqui reunidos foram proferidos, com exceção de Mensagem às bases, entre 1964 e 1965. Diferentemente dos grupos que pregavam a não violência, Malcolm X defendia uma resposta intransigente à injustiça da violência contra o negro. Mais do que ataque, tratava-se de autodefesa – de linchamentos, humilhações, precariedade, injustiça social. Seus discursos expõem a contradição que marca a história dos Estados Unidos: um país que se vende como a terra da democracia e das oportunidades, mas que praticou e pratica o racismo de forma estrutural e contumaz. O contexto de Malcolm, nos anos 1960, era de aberta segregação racial: pessoas negras não podiam votar e deviam ceder aos brancos seus assentos no transporte público. A Lei dos Direitos Civis, aprovada em 1964, enfrentava resistência violenta da elite branca e tinha pouco efeito na prática.

Malcolm buscava despertar nas massas a coragem de lutar pelos seus direitos. Sua atuação foi violentamente interrompida pelo assassinato que o vitimou, aos 39 anos. Malcolm X fala é a prova de que seu legado está vivo e de que suas palavras continuam atuais e potentes. O volume inclui ainda entrevistas, cartas e um memorando escrito para a Organização para a Unidade Afro-Americana.

"Malcolm não viveu a democracia com que tanto sonhou. Não lhe deram tempo nem chance de conhecê-la."
Preta Ferreira (multiartista e ativista do MSTC)

"O fato de uma pessoa estar vestindo um uniforme não dá a ela o direito de entrar atirando onde você mora. Não, isso não está certo. O que eu proporia é que, como o departamento de polícia não usa esses métodos em bairros brancos, que não venha usá-los no Harlem."
Malcolm X

Filosofia / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
Malcolm X fala

Similares

(8) ver mais
Há uma revolução mundial em andamento
Malcolm X
O X de Malcolm e a questão racial norte-americana
Black Power

Resenhas para Malcolm X fala (5)

ver mais
"Lembre-se disto: ninguém põe palavras na minha boca"
on 30/1/23


Que livro incrível! não sei nem por onde começar. O Malcom me fez entender melhor a sua luta, me fez ter novas perspectivas sobre a violência e não violência, e eu como comunista fui muito contemplada pelas suas ideias e discursos. A luta do Malcom é sobretudo uma luta contra o sistema, sistema esse que reproduz e perpetua o racismo em nossa sociedade diariamente. Mesmo o Malcom nunca ter se intitulado comunista, é importante dizer que a nossa luta é contra o mesmo sistema que Malcom ... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam1
Avaliações 4.6 / 53
5
ranking 75
75%
4
ranking 21
21%
3
ranking 2
2%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Jenifer
cadastrou em:
12/08/2021 22:02:26
Jenifer
editou em:
18/03/2022 17:19:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR