Manifesto Comunista

Manifesto Comunista Karl Marx
Friedrich Engels


Compartilhe


Manifesto Comunista (Cadernos Marxistas)





Dentro do esforço para manter viva a tradição marxista, o Instituto José Luís e Rosa Sundermann tem o orgulho de colocar a disposição da nova geração de militantes socialistas a série Cadernos Marxistas.
Iniciamos a publicação dos Cadernos com o Manifesto Comunista. As apresentações feitas por Marx e Engels para as inúmeras edições do Manifesto, bem como o texto de Trotsky, “Os 90 anos do Manifesto Comunista” permitem ao leitor localizar a importância histórica e política deste texto para a luta internacional do proletariado.
É dispensável, de nossa parte, discorrer sobre a importância deste documento histórico para a formação de várias gerações de lutadores pelo socialismo. Mas, o fato de iniciarmos a publicação da série com o Manifesto Comunista não está somente relacionado à sua importância histórica. Devido à sua atualidade política, o texto segue sendo uma arma fundamental para as novas gerações que se incorporam à luta revolucionária.
Ao longo da história do movimento operário não foram poucos os partidos que se reivindicavam da classe trabalhadora, e que quando passaram a administrar o Estado burguês, tentaram convencer a todos os explorados que a luta entre as classes deveria ser substituída pela colaboração entre as classes em prol do “bem comum”.
Neste aspecto, a Frente Popular encabeçada por Lula não inova absolutamente nada, ao tentar convencer os trabalhadores brasileiros de abrir mão de suas reivindicações imediatas e históricas, em troca de uma “colaboração” entre a “raposa” e a “galinha”.
No entanto, o Manifesto, ao afirmar que a “a história das sociedades até os nossos dias, não foi senão, a história da luta de classes”, sobreviveu a todos os charlatões e a todas a frentes populares, que tentaram fazer com que o proletariado abrisse mão de sua luta histórica pelo socialismo, em nome da “paz” entre as classes. E só o que conseguiram foi aprofundar a exploração e a infortúnio do proletariado.
O triunfo teórico do Manifesto, como afirma Trotsky, é uma verdade profundamente prática que assistimos todos os dias em nossa vida: a atualidade da luta pelo socialismo.

OS EDITORES

Política / Sociologia / História Geral / História / Ensaios

Edições (42)

ver mais
Manifesto do Partido Comunista
Manifesto do Partido Comunista
Manifesto do Partido Comunista
Manifesto do Partido Comunista

Similares

(87) ver mais
"O Capital" em quadrinhos
O Livro Vermelho
Manifesto Comunista
Zen Socialismo

Resenhas para Manifesto Comunista (139)

ver mais
on 16/12/09


Deve ser lido para que possamos entender um pouco dessa mentalidade perversa do comunismo, e aprender a identificá-la no nosso dia a dia. Se antigamente existiam líderes, declarados descaradamente como comunistas, hoje o comunismo é camuflado, e eles raramente se identificam como sendo desse grupo. ... leia mais

Estatísticas

Desejam716
Trocam102
Avaliações 3.8 / 7.226
5
ranking 34
34%
4
ranking 28
28%
3
ranking 25
25%
2
ranking 8
8%
1
ranking 6
6%

49%

51%

Joyce Elias
cadastrou em:
26/01/2016 14:22:42
Joyce Elias
editou em:
26/01/2016 14:43:33