Este livro, preparado com base no exame de cerda de 5.800 projetos de leitura em andamneto no Brasil, é construído de pequenos verbetes articulados entre si, que poderão ser lidos conforme as necessidades e os interesees do leitor.
Defendendo o pressuposto de que a leitura pode ser uma experiência prazerosa, seus autores não descuidam, porém, da necessidade de firmar alguns conceitos e, em última análise, solidificar uma base teórica consistente sobre o ato de ler, na primeira parte do livro.
Outra parte - fundamental e indispensável -, contém reflexões abertas e voltadas para a prática, de modo que contribuam para a exposição de caminhos viáveis destinados à avaliação e ao aproveitamento, na atividade cotidiana, pelos mais diferentes profissionais.
Completamente sintonizado com a contemporaneidade, o Manual aborda ainda a vantagem de estimular a leitura não apenas no ambiente escolar, mas também em outros espaços (como a biblioteca e a família), focalizando a relevância de formar leitores em linguagens e mídias diferentes. Além disso, inclui listas de sugestões de filmes, livros e textos teóricos cujos temas focalizam a leitura, os livros e a importância do ato de ler.
Enfim, trata-se de uma obra arejada e reflexiva, que certamente será um instrumento valioso para o trabalho daqueles que se dedicam a formar leitores-cidadãos.
Daniela B. Versiani
Pós-doutora em Letras pela PUC-Rio. Docente de cursos de gradução e pós-gradução. É também autora de ficção e tradutora.
Eliana Yunes
Pós-doutora em Leitura pela Universidade de Colônia, Alemanha, é professora associada da PUC-Rio e professora visitante em diversas universidades brasileiras e dos exterior. É coordenadora adjunta da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
Gilda Carvalho
Mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, graduada em Comunicação Social e Administração. É pesquisadora da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.