Manuelzão e Miguilim

Manuelzão e Miguilim João Guimarães Rosa




Manuelzão e Miguilim


Corpo de Baile




As duas novelas que formam este volume foram publicadas originalmente como parte de "Corpo De Baile", passando a ter vida editorial autônoma, sob o título de "Manuelzão E Miguilim".

Manuelzão e Miguilim é uma obra composta por duas narrativas: Campo Geral e Uma Estória de Amor. Ambas são carregadas de lirismo.

Em Campo Geral, vemos a habilidade de Rosa para recriar o mundo captado pela perspectiva de uma criança.

Se a infância aparece com frequência nos textos rosianos, sempre ligada à magia de um mundo em que a sensibilidade, a emoção e o poder das palavras compõem um universo próximo ao dos poetas e dos loucos, é em Miguilim, nome com que passou a ser conhecida a novela, que essa temática encontra um de seus momentos mais brilhantes e comoventes.

É uma espécie de biografia de infância —que alguns críticos afirmam ter muito de autobiográfico – centrada em Miguilim, um menino que morava com sua família no Mutum, um remoto lugarejo do sertão.

O aprendizado das coisas do mundo é a travessia que se impõe a Miguilim; crescer implica a perda da ingenuidade e a dor.

Miguilim vive no Mutum, região isolada e primitiva, com sua família. O pai — Bernardo — é um homem rústico, embrutecido e que se destrói; a mãe — Nhanina — é frágil e insatisfeita; os irmãos - Dito, Tomezinho, Chica e Drelina —; a avó Izidra; o tio Terez; Rosa e Mãitina, ajudantes de sua mãe no serviço da casa; os vaqueiros vizinhos; o papagaio, Pinto-de-Ouro; o gato; os cachorros; os malvados Liovaldo (irmão da cidade) e Patori são o seu universo, instrumentos de sua travessia pelas veredas do Mutum e pela vida.

Manuelzão - condutor de boiadas - fazedor da festa na Samarra.

Edições (6)

ver mais
Manuelzão e Miguilim
Corpo de Baile
Manuelzão e Miguilim
Manuelzão e Miguilim

Similares

(19) ver mais
Corpo de Baile, Volume 1
Corpo de baile
Estas Estórias
A Poética Clássica

Resenhas para Manuelzão e Miguilim (23)

ver mais
Miguilim, Miguilim...
on 28/12/09


Era, segundo o próprio Rosa, a estória predileta, a do menino Miguilim, a que mais lhe emocionava quando relia, a que mais lágrimas aos olhos trazia. A nossa também, Joãozito. A nossa também.... leia mais

Vídeos Manuelzão e Miguilim (2)

ver mais
Projeto de Leitura: AUTORES BRASILEIROS | Apresentação | Passos entre Linhas

Projeto de Leitura: AUTORES BRASILEIROS | Apr

Manuelzão e Miguilim - João Guimarães Rosa

Manuelzão e Miguilim - João Guimarães Rosa


Estatísticas

Desejam139
Trocam42
Avaliações 4.0 / 1.287
5
ranking 47
47%
4
ranking 25
25%
3
ranking 18
18%
2
ranking 6
6%
1
ranking 3
3%

32%

68%

Justi
cadastrou em:
06/01/2009 17:46:07