Maquinação do Mundo

Maquinação do Mundo José Miguel Wisnik


Compartilhe


Maquinação do Mundo


Drummond e a Mineração




Neste livro magistral, José Miguel Wisnik percorre a obra de Drummond e a história da mineração naquilo que diz respeito ao poeta, sem nunca perder de vista a potência da poesia como instrumento de percepção alargada e de criação de mundos.

Numa viagem circunstancial a Itabira, cidade natal de Drummond, José Miguel Wisnik deparou com traços do passado e sinais contemporâneos que levaram à elaboração de Maquinação do mundo, um dos mais originais e envolventes livros de nossa crítica literária. Ensaísta de mão-cheia, Wisnik identifica na atividade mineradora uma questão crucial para um escritor apegado ao provinciano lugar de origem e ao mesmo tempo marcado por um sentimento cosmopolita do vasto mundo.

Ao descobrir um veio inexplorado pela bibliografia sobre um de nossos maiores poetas, José Miguel Wisnik pôs seu brilhantismo e erudição a serviço da imaginação crítica. Mobilizando vasto repertório da produção drummondiana, o ensaísta defende a atualidade dessa literatura no panorama atual, em que o espaço público se encontra em linha de faccionalização e a cultura deixou de ser baliza de autorreconhecimento da sociedade. Com Maquinação do mundo, Wisnik não apenas reposiciona a obra de Drummond como torna evidente a dimensão política de que a arte e a cultura se investem hoje.

Ensaios / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Maquinação do Mundo

Similares


Resenhas para Maquinação do Mundo (1)

ver mais
Que livro lindo
on 10/1/20


...!... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 9
5
ranking 60
60%
4
ranking 20
20%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

52%

48%

João gregorio
cadastrou em:
30/06/2018 21:26:40
Pedro
editou em:
13/04/2019 12:05:23