Mar de Glória: Viagem Americana de Descobrimento

Mar de Glória: Viagem Americana de Descobrimento Nathaniel Philbrick


Compartilhe


Mar de Glória: Viagem Americana de Descobrimento


Literatura Estrangeira > História




A Expedição Exploratória dos Estados Unidos (1838-42) foi a primeira viagem oceânica empreendida pela nação norte-americana. O objetivo central da Ex. Ex., como ficou conhecida, era mapear as ilhas do até então pouco conhecido oceano Pacífico a fim de intensificar o comércio americano na região. Ela navegaria também pela perigosa foz do rio Columbia, na costa Oeste, procurando estabelecer a fronteira americana com o Canadá.
A expedição fez descobertas que redesenharam o mapa do mundo e, com avanços científicos extraordinários nas áreas da biologia, cartografia e geologia, possibilitou aos Estados Unidos seus primeiros passos como potência econômica de escala global. Mas a empreitada ficou praticamente esquecida na história americana, em grande parte devido à conduta tirânica e egocêntrica do comandante da expedição, Charles Wilkes.
"Mar de Glória" reconstitui os lances dessa campanha que fascinou escritores como Mark Twain e Herman Melville (o autor se inspirou na expedição para escrever passagens de Moby Dick). Charles Darwin também reconheceu a importância histórica da expedição, especialmente por conta das observações dos cientistas da Ex. Ex. sobre as grandes formações de coral do Pacífico.
O livro traz mapas do itinerário da expedição que, além de ter percorrido o oceano Pacífico e explorado os mares do gelado continente antártico, passou por lugares como Rio de Janeiro, Terra do Fogo, Chile, Cingapura, Japão e Havaí.

História Geral

Edições (1)

ver mais
Mar de Glória: Viagem Americana de Descobrimento

Similares

(9) ver mais
No Coração do Mar
Na Trilha De Adão
O cartógrafo do infante
Abaixo da convergência

Estatísticas

Desejam14
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 11
5
ranking 36
36%
4
ranking 36
36%
3
ranking 9
9%
2
ranking 18
18%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Alisson
cadastrou em:
22/06/2009 04:33:42
Victão Lopes
editou em:
03/01/2016 23:32:26