Maria

Maria Isaac Bábel


Compartilhe


Maria


Uma peça e cinco histórias




Lançada no Brasil recentemente, Maria é a última peça criada pelo escritor russo Isaac Bábel. Escrita em 1935, a peça nunca foi encenada diante da repressão política que vigorava na URSS stalinista. De teor polêmico, Maria trata da vida numa ordem cada vez mais autoritária, onde o espaço para o romantismo dos bandidos (tema presente em diversas obras de Bábel) é cerceado pelas próprias engrenagens do Estado soviético.



Além disso, essa edição acompanha alguns dos principais contos do escritor, incluindo o conto "Mamãe, Rimma e Alla", seu primeiro texto publicado na revista de Máximo Gorki (a quem ele dedica o também publicado "História do meu pombal").



Uma leitura recomendada a todos aqueles que desejam conhecer o pensamento de um escritor comprometido com a revolução e que se vê gradualmente enredado e assombrado por ela.

Edições (1)

ver mais
Maria

Similares

(14) ver mais
O que é Arte?
Diálogos com Leucó
Ássia
O Tenente Quetange

Resenhas para Maria (1)

ver mais
on 25/2/17


Essa coletânea de textos do russo Isaac Bábel mostra um pouco da sua literatura, apesar do aspecto de colcha de retalhos da edição da Cosac. Indubitavelmente, Bábel é um dos grandes mestres da literatura russa e com competência coroou o gênero conto com suas narrativas viscerais e violentas da vida no front durante a revolução de 1917. Peça chave no romance Vastas emoções e pensamentos imperfeitos de Rubem Fonseca, podemos ver a influência do autor no gênero curto, principalmente com... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 3.9 / 18
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Juliana
cadastrou em:
30/06/2009 12:41:25