Marighella

Marighella Mário Magalhães


Compartilhe


Marighella


O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo




Nesta obra o autor busca percorrer a vida, a obra e a militância de Marighella, baiano que foi deputado federal, poeta e estrategista da guerrilha no Brasil. Passagens pela prisão, resistência à tortura, assaltos a bancos (e a um trem pagador), tiroteios e espionagem internacional fazem parte de sua biografia, que atravessa a história política entre as décadas de 1930 e 1960. Por isso, figuras como Fidel Castro, Getúlio Vargas, Carlos Lamarca, João Goulart, Che Guevara, Luiz Carlos Prestes, Carlos Lacerda e Olga Benario aparecem como coadjuvantes.
O jornalista Mário Magalhães reconstitui a trepidante trajetória do revolucionário Carlos Marighella, militante do Partido Comunista Brasileiro e fundador da Ação Libertadora Nacional, o maior grupo armado de oposição à ditadura militar (1964-85).
A vida de Carlos Marighella (1911-69) foi tão frenética quanto surpreendente. Militante comunista desde a juventude, deputado federal constituinte e fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar - a Ação Libertadora Nacional -, esse mulato de Salvador era também um profícuo poeta, homem irreverente e brincalhão.
Nesta narrativa repleta de revelações, o jornalista Mário Magalhães investiga as várias facetas do biografado. Em ritmo de thriller, reconstitui com realismo desconcertante passagens pela prisão, resistência à tortura, operações de espionagem na Guerra Fria e assaltos da guerrilha a bancos, carros-fortes e trem-pagador. Mas também recupera a célebre prova de física respondida em versos no Ginásio da Bahia e poemas de amor.
A controversa vida de Marighella é também uma história dos movimentos radicais e da esquerda no Brasil e no mundo.
Proclamado pela ditadura militar como seu inimigo número um, o guerrilheiro foi morto em uma emboscada policial em São Paulo, na noite de 4 de novembro de 1969. Esta biografia de tirar o fôlego apresenta informações inéditas sobre a trajetória de Marighella e o atribulado e apaixonante tempo em que ele viveu.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História do Brasil

Edições (2)

ver mais
Marighella
Marighella

Similares

(24) ver mais
Olga
Luís Carlos Prestes
Lamarca
A Ditadura Envergonhada

Resenhas para Marighella (18)

ver mais
Um livro indispensável.
on 3/11/12


Com a vida de Carlos Marighella servindo como fio condutor, Mario Magalhães nos leva a conhecer 40 anos da história das esquerdas no Brasil. Discute versões e histórias ainda mal contadas, como a participação dos dominicanos na morte desse líder da esquerda e a "traição" sob tortura. Tudo isso em um livro que ora faz rir, ora faz chorar. Um livro denso, repleto de informações colhidas em suas fontes primárias e, sobretudo, um livro apaixonante e escrito sem muitos adjetivos ou ilações.... leia mais

Vídeos Marighella (3)

ver mais
Marighella - Biografia e o Golpe de 64

Marighella - Biografia e o Golpe de 64

Quem é Carlos Marighella? Teaser 4

Quem é Carlos Marighella? Teaser 4

Quem é Carlos Marighella? Teaser 1

Quem é Carlos Marighella? Teaser 1


Estatísticas

Desejam346
Trocam5
Avaliações 4.4 / 283
5
ranking 63
63%
4
ranking 27
27%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

51%

49%

LuizPedro
cadastrou em:
21/08/2012 01:50:56
Alexander Rossatto
editou em:
23/01/2020 12:48:38