Marrom e amarelo

Marrom e amarelo Paulo Scott


Compartilhe


Marrom e amarelo





Um romance impactante, sem paralelos na literatura contemporânea, sobre dois irmãos marcados pela discriminação racial no Brasil.

Os irmãos Federico e Lourenço são muito diferentes. Federico, um ano mais velho, é grande, calado e carrega uma raiva latente. Lourenço é bonito, joga basquete e é “muito gente boa”. Federico é claro, “de cabelo lambido”. Lourenço é preto. Filhos de pai preto, célebre diretor-geral do instituto de perícia do Rio Grande do Sul, eles crescem sob a pressão da discriminação racial. Lourenço tenta enfrentá-la com naturalidade, e Federico se torna um incansável ativista das questões raciais.

Federico, o narrador desta história, foi moldado na violência dos subúrbios de Porto Alegre. Carrega uma dor que vem da incompletude nas relações amorosas e, sobretudo, dos enfrentamentos raciais em que não conseguiu se posicionar como achava que deveria.

Agora, com 49 anos, é chamado para uma comissão em Brasília, instituída pelo novo governo, para discutir o preenchimento das cotas raciais nas universidades. Em meio a debates tensos e burocracias absurdas, ele se recorda de eventos traumáticos da infância e da juventude. E as lembranças, agora, voltam para acossá-lo.

Marrom e amarelo é um livro que retrata diferentes aspectos de um Brasil distópico, conflagrado, da inércia do comando político à crônica tensão racial de toda a sociedade. É um romance preciso, que nos faz mergulhar nos abismos expostos do país.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Marrom e amarelo

Similares

(1) ver mais
O avesso da pele

Resenhas para Marrom e amarelo (21)

ver mais
Necessário
on 5/5/20


Dentro da atualidade, o livro retrata a vida de dois irmãos, negros em diferentes tons, e o preconceito que viveram por toda a vida pela sua cor. Filhos de pai militar, que parece negar a existência do preconceito, mostram como é dolorido o dia a dia de algo camuflado. Um deles, Federico, foi convidado a participar da Comissão que discute as cotas raciais nas universidades, enquanto o outro, Lourenço, precisa lidar com a revelação da filha ser uma ativista fervorosa. Livro necessário ... leia mais

Estatísticas

Desejam125
Trocam1
Avaliações 4.1 / 137
5
ranking 42
42%
4
ranking 40
40%
3
ranking 15
15%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

38%

62%

Jenifer
cadastrou em:
11/07/2019 11:16:14