Marx

Marx Karl Marx


Compartilhe


Marx (Os Pensadores #42)


Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos




Seleção de textos e consultoria da introdução por José Arthur Gianotti.

1. Manuscritos econômico-filosóficos [1844] :::
Conhecidos somente em 1932, oitenta e oito anos depois de terem sido concebidos, estes textos alteraram substancialmente o que até então se entendia por marxismo. Dependeriam as análises econômicas de O Capital de uma antropologia filosófica anterior? Nasceriam também de uma crítica exterior ao domínio da própria Economia Política?

2. Teses contra Feuerbach [1845] :::
Uma síntese do novo materialismo criado por Karl Marx.

3. Salário, preço e lucro [1865] :::
Dirigindo-se aos trabalhadores de sua época, Marx mostra a luta entre capital e trabalho, que caracterizaria o sistema capitalista.

4. Para a crítica da economia política [1859] :::
Constitui o germe de O Capital, a obra máxima de Marx. O manuscrito teve de esperar algum tempo para ser enviado ao editor, na Alemanha, porque faltava dinheiro para os selos. Numa carta a Engels, Marx comenta: “Seguramente é a primeira vez que alguém escreve sobre o dinheiro com tanta falta dele. A maioria dos autores que escreveram sobre esse tema estava numa magnífica harmonia com o objeto de suas investigações”.

5. O rendimento e suas fontes – a economia vulgar [1862/63] :::
A mais-valia, principal fonte de acumulação do capital, é investigada em suas origens e manifestações ideológicas.

6. O 18 Brumário de Luís Bonaparte [1852] :::
Marx analisa o golpe de Estado de Napoleão III, inserindo-o no contexto geral da história da França. Engels considerou-a uma “obra genial”. Nela aparece, admiravelmente aplicada, a concepção marxista da história: todas as formas de lutas históricas como expressão mais ou menos clara dos conflitos entre as classes sociais.

Filosofia

Edições (6)

ver mais
Marx
Marx
Marx
Marx

Similares

(29) ver mais
Freud
O Capital
O Capital - Livro II
O Capital

Resenhas para Marx (3)

ver mais
on 26/3/21


Um dos maiores erros das faculdades de ciências humanas no Brasil é se submeter a grade e não apresentar os trabalhos de Marx ao invés daquela avalanche de "artigos referentes" e "seminários". Francamente, não tem como compreender a política e a economia mundial nos últimos duzentos anos (pelo menos) sem estudar O Capital. O texto, para quem nunca leu, é denso, mas não impossível. A escrita de Marx é peculiar por ser quase didática: ele apresenta, explica, exemplifica e faz tudo de ... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam3
Avaliações 3.9 / 108
5
ranking 42
42%
4
ranking 27
27%
3
ranking 22
22%
2
ranking 6
6%
1
ranking 3
3%

47%

53%

Potingatu
cadastrou em:
23/03/2013 22:40:46
Potingatu
editou em:
25/11/2014 14:49:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR