Medeia

Medeia Eurípides


Compartilhe


Medeia





Tendo por base um antigo mito grego, a Medeia de Eurípides (c. 480-406 a.C.) narra a vingança da altiva Medeia contra Jasão, depois que este — após ter conquistado o Velo de Ouro com sua ajuda — a rejeita para desposar a filha do rei de Corinto. Encenada pela primeira vez em 431 a.C., no concurso teatral das Grandes Dionísias em Atenas, a peça obteve apenas o terceiro e último lugar.
Tal resultado refletia não uma suposta inferioridade da tragédia, mas a incompreensão do público diante de um autor que constantemente subverteu forma e conteúdo tradicionais da poesia trágica. A posteridade, no entanto, soube enxergar nesse elemento subversivo um forte aspecto de modernidade: ao deslocar o foco do coletivo para o individual, introduzindo aí os motivos da psicologia humana e dando relevo inédito às personagens femininas, a obra de Eurípides se tornaria um dos pilares da dramaturgia moderna — e a figura de Medeia, uma das mais marcantes de toda a literatura.
O famoso texto de Eurípides - que inspirou numerosas obras, em diferentes épocas, de Sêneca a Pier Paolo Pasolini, passando por Chaucer, Corneille, Jean Anouilh, Heiner Müller, Lars von Trier, Christa Wolf e, entre nós, Chico Buarque e Paulo Pontes, com a peça Gota d'água (1975) — chega agora ao leitor brasileiro em edição bilíngue na apurada tradução de Trajano Vieira, que procurou captar todos os ritmos, as nuances e os traços de modernidade estilística do original.

Drama / Literatura Estrangeira / Ficção / Filosofia

Edições (14)

ver mais
Medéia
Medeia
Medeia
Medeia

Similares

(36) ver mais
Eneida
Hipólito
Agamêmnon
Duas Tragédias Gregas: Hécuba e Troianas

Resenhas para Medeia (22)

ver mais
A doce vingança da amarga Medéia
on 9/2/10


Medéia e Jasão são aquele casal de vilões bem típico das novelas globais. Um casal que, como se costuma dizer aqui no nordeste, "não são flor que se cheire". Tanto que, depois de uma série de traições, conspirações e assassinatos, foram expulsos de seu país de origem, fugindo para o exílio na cidade de Corinto, levando consigo apenas seus dois filhos. Acontece que Medéia se vê trocada pela filha do rei de Corinto e a mesma foi obrigada, junto com os filhos, a abandonarem aquele lugar... leia mais

Vídeos Medeia (2)

ver mais
Medeia - Eurípedes (clássico do Teatro Grego)

Medeia - Eurípedes (clássico do Teatro Grego)

Literatura Fundamental 70: Medéia - Adriane da Silva Duarte

Literatura Fundamental 70: Medéia - Adriane d


Estatísticas

Desejam250
Trocam9
Avaliações 4.1 / 1.248
5
ranking 44
44%
4
ranking 31
31%
3
ranking 19
19%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

34%

66%

Bruno
cadastrou em:
06/07/2010 17:08:21