Medicina Macabra

Medicina Macabra Thomas Morris


Compartilhe


Medicina Macabra





Enquanto pesquisava para escrever seu primeiro livro, o escritor Thomas Morris fez uma descoberta um tanto quanto… curiosa: entre dissertações cheias de linguagem técnica e textos desafiadoramente longos, pérolas divertidas e grotescas sobre casos bizarros estavam escondidas. Muitos destes relatos eram bons demais para serem esquecidos na literatura médica, e ele decidiu fazer uma seleção irresistivelmente peculiar.

Da Holanda do século XVII até a Rússia czarista, da zona rural do Canadá até um baleeiro no Pacífico, Medicina Macabra é uma reunião de casos insólitos da história da Medicina que ocorreram em um período de trezentos anos. Alguns desses relatos são angustiantes ou comoventes, outros são macabros, mas todos oferecem algo mais além do que uma boa anedota. Por mais constrangedoras que sejam as enfermidades, por mais estranhos que sejam os tratamentos, todos esses casos expressam algo sobre as crenças e a sabedoria de uma época.

Uma família inteira sofrendo de dores e que decidiu amputar as pernas para acabar com o sofrimento. Uma paciente com ataques histéricos que recitava Goethe e Shakespeare. Qual foi a última vez que um de seus dentes explodiu? E quando você comeu uma alface fresca e dois dias depois lesmas saíram pela sua boca? Medicina Macabra traz relatórios de casos verídicos, escritos por médicos que relataram aquilo que viram e fizeram, obtidos a partir de livros, panfletos, cartas e bilhetes.

Remédios irremediáveis, curas extraordinárias, cirurgias que tinham tudo para dar errado, casos insólitos e lamentáveis embaraços: está tudo aqui. Medicina Macabra é feito sob medida para os darksiders de estômago forte, narrado com aquela injeção de humor que não poderia faltar. Você está pronto para dissecar essas excentricidades do passado? Você é uma pessoa macabra?

Literatura Estrangeira / Medicina e Saúde / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Medicina Macabra

Similares

(41) ver mais
Medicina dos Horrores
Medicina Dos Horrores: A história de Joseph Lister, o homem que revolucionou o apavorante mundo das cirurgias do século XIX
História ilustrada da Medicina
História da Medicina

Resenhas para Medicina Macabra (39)

ver mais
Uma obra dúbia
on 31/5/20


Sendo sincero, Medicina Macabra foi tudo aquilo que eu esperava ler em Medicina dos Horrores. Sei que não é certo comparar as duas obras pois estamos falando de objetivos diferentes, uma reúne casos bizarros organizados pelo autor Thomas Morris. Outra é basicamente uma biografia de um médico que revolucionou a medicina naquela época. Por um lado, é bom existir essa diferença, por outro, é essencial alertar o leitor sobre a distinção de cada uma para que ele não seja pego de surp... leia mais

Vídeos Medicina Macabra (2)

ver mais
POR QUE MEDICINA MACABRA É UM LIVRO TÃO BOM? + MOTIVOS PARA LER | Laura Brand

POR QUE MEDICINA MACABRA É UM LIVRO TÃO BOM?

MEDICINA MACABRA (Thomas Morris) | A MEDICINA JÁ FOI MUITOOO BIZARRA!

MEDICINA MACABRA (Thomas Morris) | A MEDICINA


Estatísticas

Desejam416
Trocam1
Avaliações 4.3 / 135
5
ranking 56
56%
4
ranking 34
34%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Likah
cadastrou em:
22/01/2020 13:29:26
Likah
editou em:
23/01/2020 12:48:48