Meditações

Meditações Marco Aurélio


Compartilhe


Meditações





Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180. Também conhecidas como Meditações a mim mesmo, reúnem aforismos que orientaram o governante pela perspectiva do estoicismo – o controle das emoções para que se evitem os erros de julgamento. Suas meditações formam um manual de comportamento ainda atual sobre como podemos melhorar nosso comportamento e o relacionamento com o próximo.

Marco Aurélio trava um diálogo interior em busca de verdades fundamentais por meio da razão sem deixar de lado a sensibilidade. Sem inclinação a qualquer crença religiosa, Meditações apela para ordens universais nas quais até mesmo os acontecimentos ruins ocorrem para o bem de todos. O imperador assume o papel do filósofo que instrui o aluno e dá conselhos ao amigo. Por seu caráter íntimo, Meditações tornou-se um dos escritos mais reveladores e inspiradores a respeito do pensamento de um grande líder.

Apresenta ensinamentos sobre as virtudes, a felicidade, a morte, as paixões e a harmonia com a natureza e a aceitação de suas leis. Figura ainda entre as obras fundamentais para os estudiosos da filosofia estoica, mesmo milênios depois de sua composição.

Filosofia

Edições (10)

ver mais
Meditações
Meditations
Meditações
Meditações

Similares

(15) ver mais
Eu, Claudius, Imperador
O Guia do Imperador
Comentários sobre a Guerra Gálica
Poetas e prosadores latinos

Resenhas para Meditações (56)

ver mais
Ótima oportunidade para começar o estudo sobre estoicismo
on 29/10/20


É impressionante terminar a leitura desse livro e perceber que ele foi escrito por um dos homens mais admirados e comentados de toda a história. O pensamento estóico que orienta as pessoas a benevolência, ao minimalismo, as conquistas do coletivo, ao perdão e ao ?carpe diem? são ainda mais impactantes quando trata-se da forma de conduzir a vida de um Imperador tão importante como foi Marco Aurélio. Uma lição de humildade de um homem que esteve no poder entre de 161 até 180 d.c mas que ... leia mais

Vídeos Meditações (2)

ver mais
Livro #8 | MEDITAÇÕES, de Marco Aurélio

Livro #8 | MEDITAÇÕES, de Marco Aurélio

ESTOICISMO | Viva em PAZ sob qualquer DIFICULDADE | A filosofia estoica

ESTOICISMO | Viva em PAZ sob qualquer DIFICUL


Estatísticas

Desejam198
Trocam1
Avaliações 4.2 / 538
5
ranking 51
51%
4
ranking 33
33%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

58%

42%

Erika
cadastrou em:
14/06/2020 18:32:02
Luana
editou em:
12/11/2020 14:41:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR