Meditações

Meditações Marco Aurélio


Compartilhe


Meditações





Estas são anotações pessoais do imperador romano Marco Aurélio escritas entre os anos de 170 a 180. Também conhecidas como Meditações a mim mesmo, reúnem aforismos que orientaram o governante pela perspectiva do estoicismo – o controle das emoções para que se evitem os erros de julgamento. Suas meditações formam um manual de comportamento ainda atual sobre como podemos melhorar nosso comportamento e o relacionamento com o próximo.

Marco Aurélio trava um diálogo interior em busca de verdades fundamentais por meio da razão sem deixar de lado a sensibilidade. Sem inclinação a qualquer crença religiosa, Meditações apela para ordens universais nas quais até mesmo os acontecimentos ruins ocorrem para o bem de todos. O imperador assume o papel do filósofo que instrui o aluno e dá conselhos ao amigo. Por seu caráter íntimo, Meditações tornou-se um dos escritos mais reveladores e inspiradores a respeito do pensamento de um grande líder.

Apresenta ensinamentos sobre as virtudes, a felicidade, a morte, as paixões e a harmonia com a natureza e a aceitação de suas leis. Figura ainda entre as obras fundamentais para os estudiosos da filosofia estoica, mesmo milênios depois de sua composição.

Filosofia

Edições (10)

ver mais
Meditações
Meditations
Meditações
Meditações

Similares

(11) ver mais
Eu, Claudius, Imperador
O Guia do Imperador
Comentários sobre a Guerra Gálica
Poetas e prosadores latinos

Resenhas para Meditações (21)

ver mais
O último dos bons imperadores romanos
on 18/6/20


O diario que acabo de terminar de ler, chamado de "meditações", foi escrito por aquele considerado como o último dos cinco bons imperadores, e que até hoje é lembrado como um governante bem-sucedido e culto. Diferente de Epicteto (no qual Marco Aurélio cita diversas vezes), meditações puxa uma linha mais memento mori do estoicismo, ou seja, o sentimento de que devemos lembrar que um dia iremos morrer. Talvez por estar em meio a guerras, comandando um império, esse sentimento vivesse s... leia mais

Vídeos Meditações (1)

ver mais
ESTOICISMO | Viva em PAZ sob qualquer DIFICULDADE | A filosofia estoica

ESTOICISMO | Viva em PAZ sob qualquer DIFICUL


Estatísticas

Desejam185
Trocam1
Avaliações 4.3 / 347
5
ranking 52
52%
4
ranking 33
33%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

67%

33%

Erika
cadastrou em:
14/06/2020 18:32:02