Meio ambiente: Preservação, saúde e sobrevivência

Meio ambiente: Preservação, saúde e sobrevivência Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua


Compartilhe


Meio ambiente: Preservação, saúde e sobrevivência





O e-book: “Meio Ambiente: Preservação, Saúde e Sobrevivência” constituída por vinte e cinco capítulos de livros que foram organizados e divididos em quatro grupos: i) educação ambiental no contexto do ensino e da extensão; ii) gestão e gerenciamento de resíduos sólidos; iii) saneamento e ecossistemas e iv) outros temas de grande relevância. Entretanto, tais grupos convergem-se para uma mesma problemática: o uso sustentável do meio ambiente e de seus recursos naturais com o intuito de possibilitar uma melhor qualidade de vida para a atual e futuras gerações.

A educação ambiental no contexto do ensino e da extensão é composta por seis trabalhos que tratam desta temática que se inicia nos primeiros anos da educação; passa pelo ensino médio por intermédio do ensino de química e alcança o ensino superior em cursos de graduação que possuem aulas práticas em laboratórios e que podem ocasionar a geração de grande quantidade de resíduos químicos, sendo necessária a adoção de novas metodologias que minimizem a geração de tais resíduos. Por fim alcança o segmento da extensão universitária que trabalha sob a perspectiva do projeto Canindé e o desenvolvimento e aplicação do conceito de sustentabilidade.

A geração de resíduos sólidos é um problema “crônico” presente na sociedade atual e que demonstra seus efeitos colaterais a curto, médio e longo prazo. Os resíduos sólidos se encontram em todos os segmentos da sociedade e que neste e-book está sendo apresentado por quatro trabalhos que tratam dos resíduos sólidos gerados nos domicílios, nos estabelecimentos comerciais com atenção a supermercados, redes varejistas e serviços de saúde, que juntamente com resíduos provenientes de outros setores, acabam por influenciar no volume de resíduos que são dispostos em lixões e/ou aterros sanitários e que geram enormes custos tanto na saúde pública, quanto na manutenção de áreas para descarte dos resíduos sólidos.

Diante dos maus hábitos da população decorrentes de uma má ou falta de uma educação e consciência ambiental associada e estimulada por uma cultura e indústria que geram maior volume de resíduos sólidos que são, em grande parte, dispostos de forma incorreta ou em locais impróprios, ocasionando sérios problemas de saneamento que afetam diferentes ecossistemas e toda a sua biodiversidade de organismos vivos.

A quarta sessão é composta por dez capítulos de livro que tratam de variados temas, entre os quais: i) risco de contaminação de águas com resíduos de agrotóxicos; ii) o uso de fertilizantes nitrogenados em lavouras de café; iii) questões socioeconômicas em atividades rurais; iv) coleta de serapilheira; v) monitoramento e vazão de nascentes; vi) erosão hídrica; vii) a mineração em Minas Gerais; viii) a atuação do poder judiciário em relação as questões ambientais e ix) plantas ornamentais tóxicas e as utilizadas na alimentação.

Nesta perspectiva, a Atena Editora vem trabalhando, buscando, estimulando e incentivando cada vez mais pesquisadores do Brasil e de outros países a publicarem seus trabalhos com garantia de qualidade e excelência em forma de livros e capítulos de livros.

Didáticos / Técnico / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Meio ambiente: Preservação, saúde e sobrevivência

Similares

(9) ver mais
Meio Ambiente no Século 21
BIOGEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE
Geografia e Meio Ambiente
Os (Des)caminhos do meio ambiente

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Atena Editora
cadastrou em:
03/08/2021 10:59:36
Pri Paiva
editou em:
16/09/2021 14:34:46
Pri Paiva
aprovou em:
16/09/2021 14:35:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR