Melhores Poemas de Alphonsus de Guimaraens

Melhores Poemas de Alphonsus de Guimaraens Alphonsus de Guimaraens


Compartilhe


Melhores Poemas de Alphonsus de Guimaraens (Coleção Melhores Poemas)





Alphonsus de Guimaraens com a sua Poesia mística, seu companheirismo com Deus, sua intimidade com a morte, seus amores meio irreais e mórbidos, sua devoção a Nossa Senhora e sua humildade, foi uma espécie de aprendiz de santo perdido nas montanhas das Gerais. Habitando velhas cidades mineiras -- Ouro Preto, Conceição do Serro, Mariana --, vivia de fato em uma outra dimensão, um mundo pessoal com incertas conexões com a realidade.

Expressou com extrema delicadeza em sua Poesia crepuscular, de contornos vagos, com uma suave música em surdina, patética como um cantochão, iluminada pela suave luz do luar, uma das obsessões do poeta, "o luar, que só para quem sofre existe". Que ninguém duvide da sinceridade dessa Poesia. Se o simbolismo não existisse, o poeta por certo encontraria uma expressão semelhante. A fonte estava em sua própria vida cotidiana. Vivendo sempre em pequenas cidades, sem contatos intelectuais, tão estimulantes para o escritor, Alphonsus fez da Poesia elemento de comunhão e evasão. As duas corriam em paralelo.

A evasão do mundo (que começava em seu nome literário arcaizado e latinizado), o enclausuramento em seu mosteiro ideal, a exemplo de tantos místicos, foi o caminho mais curto -- ou talvez o único possível -- para a comunhão com Deus, através da fé católica, tão poderosa em sua obra. Afonso Henriques da Costa Guimarães nasceu em Ouro Preto, em 1871, cursou a Faculdade de Direito de São Paulo, exerceu cargos na magistratura mineira, mas foi acima de tudo poeta. Até a morte, em 1921, quando liberto do peso da matéria, a sua alma, como ele expressou, tão lindamente, tornou-se "trigo de Deus no céu aberto".

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Melhores Poemas de Alphonsus de Guimaraens

Similares

(22) ver mais
Melhores Poemas de Cruz e Sousa
Melhores Poemas de Alphonsus de Guimaraes Filho
Melhores Poemas de Raul de Leoni
Os melhores poemas de Murilo Mendes

Resenhas para Melhores Poemas de Alphonsus de Guimaraens (1)

ver mais
on 25/2/20


Dois temas prevalecem na poesia de Alphonsus de Guimaraens: A religião e a morte. Na morte tem o auge de sua obra em "Ismália", que talvez seja a principal obra poética brasileira sobre a loucura e o suicídio. No baladar dos sinos fúnebres, no cantar das exéquias cristãs ou no silêncio de quem aguarda a sua temível hora, o poeta se tornou um dos maiores nomes do simbolismo nacional ao representar tão bem "a sonoridade da morte" em simples palavras.... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam2
Avaliações 4.1 / 34
5
ranking 38
38%
4
ranking 38
38%
3
ranking 21
21%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

65%

35%

Alysson
cadastrou em:
16/10/2010 00:22:20
Erratic
editou em:
11/05/2020 13:18:00