Melhores Poemas de Antero de Quental

Melhores Poemas de Antero de Quental Antero de Quental


Compartilhe


Melhores Poemas de Antero de Quental (Coleção Melhores Poemas)





Antero de Quental, homem de personalidade estranha, sombrio, niilista, mas também virtuoso, humilde, atormentado "pelo olhar da esfinge", segundo a expressão de Miguel de Unamuno, "um santo que era um gênio" (Eça de Queirós), foi o destino mais trágico da literatura portuguesa. Poeta e pensador, integrou a famosa geração de 70, que sacudiu a mesmice da vida portuguesa, procurando integrar o país no mundo moderno. Antero era o centro dessa geração brilhante, da qual faziam parte um Eça de Queirós, um Oliveira Martins, um Ramalho Ortigão.

Natural dos Açores, Antero (1842-1891) formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra (1864), onde sempre assumia a liderança nos conflitos entre o conservadorismo da instituição e o espírito de rebeldia dos estudantes. Durante essa fase escreve as Primaveras Românticas, só publicadas em 1872, os Sonetos (1861) e as Odes Modernas (1865), que traziam um frêmito novo à poesia portuguesa, pregando o progresso social e cujo fundo o poeta sintetizou na frase provocadora: "a Poesia moderna é a voz da Revolução". Mas é nos Sonetos que se encontra a mensagem mais alta e pessoal, mais densamente humana de Antero, traduzindo os seus conflitos íntimos, a sua alta tensão espiritual, a angústia permanente de uma alma sedenta de luz ("Viva e trabalhe em plena luz: depois/ seja-me dado ainda ver, morrendo,/ o claro sol, amigo dos heróis!").

Depois de duas edições com um pequeno número de poemas, os Sonetos Completos, dos mais perfeitos da língua em todos os tempos, foram lançados em 1886, constituindo uma espécie de autobiografia de uma alma atormentada, ou "memórias de uma consciência" como observou um crítico. A arte, porém, não apaziguou o coração do poeta, que se suicidou, em 1891. Guerra Junqueiro, seu amigo, escreveu então que "mais bela ainda que os seus livros, a sua vida". Mais bela, talvez. Muito mais trágica, com certeza.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Melhores Poemas de Antero de Quental

Similares

(20) ver mais
Sonetos
Melhores Poemas de Tomás Antônio Gonzaga
Melhores Poemas de Raul de Leoni
Os melhores poemas de Murilo Mendes

Resenhas para Melhores Poemas de Antero de Quental (1)

ver mais
Momentos brilhantes
on 28/11/23


Continuando a saga da poesia, desta vez encontrei alguns poemas que me agradaram mais. Ainda assim, ao conjunto tenho dificuldade em dar cinco estrelas. Será que o problema é meu ?... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 6
5
ranking 57
57%
4
ranking 29
29%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Ravi Spreizner
cadastrou em:
28/08/2012 17:36:00
Cioran E.
editou em:
24/07/2018 14:40:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR