Melhores Poemas de Patativa do Assaré

Melhores Poemas de Patativa do Assaré Patativa do Assaré


Compartilhe


Melhores Poemas de Patativa do Assaré (Coleção Melhores Poemas)





É chegada a hora de Antonio Gonçalves da Silva, poeta cearence, ser o homenageado pela Global Editora na coleção Melhores Poemas. Pelo nome de batismo, poucos saberão de quem se trata. Dizendo que nasceu no Vale do Cariri, num sítio distante três léguas de Assaré, começa a ficar mais claro que o poeta em questão é Patativa do Assaré. A responsabilidade de apresentar o estudo introdutório e selecionar os poemas para a antologia ficou a cargo do escritor, e também poeta cearense, Cláudio Portella.

Contrariando o que muitos dizem, Patativa do Assaré não foi um homem analfabeto e iletrado. Teve pouco estudo, sim, mas teve também, o raro dom de lidar com as palavras. Possuidor de uma memória incomum, era capaz de dizer todos os mais de mil poemas que escreveu sem errar, ao menos, uma palavra. Quando escrevia, seus versos e rimas irrompiam de sua mente e não precisavam de retoques ou ajustes. Nasciam perfeitos, não careciam de lapidação.

"O que nos faz lembrar Jorge Luis Borges, que também não retrabalhava seus escritos, a palavra primeira era sempre a mais adequada", diz Cláudio Portella em sua apresentação. Autodidata, não filiou-se a nenhuma escola literária, aliás, nem tinha como fazê-lo. O que era de se esperar de um homem simples, que teve como cenário de toda sua vida o sertão nordestino. Aprendeu desde muito cedo a trabalhar a terra e esse dom se estendeu às letras, transformando-o, também, num semeador de palavras.

Com um teor muitas vezes moralista, sua obra vê nas injustiças sociais o verdadeiro mal a ser combatido por meio do caráter do sertanejo, símbolo de humildade, força e honra. Patativa do Assaré é uma das vozes fortes do homem do Nordeste, procurando fazer valer a vontade do povo por meio de seus versos. Seus poemas são apresentados em duas maneiras: uma culta, ou erudita como prefere alguns, e outra que procura representar a linguagem própria do sertanejo, sendo necessário às vezes um glossário para tornar compreensível o significado de alguns termos.

A poesia de Patativa do Assaré, como observou o professor Gilmar de Carvalho no prefácio da 3ª edição da obra Inspiração Nordestina, tem a força de uma manifesto social. Mas ele próprio fugia das definições políticas. "Não tenho tendência política, sou apenas revoltado contra as injustiças que venho notando desde que tomei conhecimento das coisas."

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Melhores Poemas de Patativa do Assaré

Similares

(12) ver mais
Melhores Poemas de Luís de Camões
Melhores Poemas de Alvarenga Peixoto
Melhores Poemas de Affonso Romano de Sant
Melhores Poemas de Castro Alves

Resenhas para Melhores Poemas de Patativa do Assaré (3)

ver mais
Seu dotô me dê licença
on 13/3/21


Dono de uma poesia deliciosamente sonora e musical, herança de sua experiência como violeiro-cantador, Patativa do Assaré aborda com ternura, em sua criação poética, a força telúrica da cultura nordestina, o humor, o social, o folclórico e o romântico. Ao contrário do que se possa pensar, o poeta não foi um sujeito sem letras. Sua voz transitava entre a forma culta e a matuta, a depender do público e da mensagem. Era um leitor ávido. Leu os poetas românticos, elegendo Castro Alves s... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 4.2 / 49
5
ranking 45
45%
4
ranking 43
43%
3
ranking 12
12%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Pedro
cadastrou em:
04/04/2012 16:51:19
Cioran E.
editou em:
24/07/2018 14:21:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR