Memória da pedra

Memória da pedra Mauricio Lyrio


Compartilhe


Memória da pedra





Em Memória da pedra, seu romance de estreia, Mauricio Lyrio examina as fraturas profundas da vida de um professor de filosofia que vê o seu cotidiano se transformar à medida que descobre um segredo de família.

Um laudo de radiografia descoberto ao acaso leva Eduardo, um professor de filosofia no Rio de Janeiro nos anos 1990, a achar que a morte de seu pai, num acidente de carro, pode ter sido premeditada. A natureza do problema apontado no exame aproxima Eduardo do médico Gilberto e de sua mulher, a psicóloga Marina, de imaginação "vertiginosa". Eduardo também vai ao encontro de parentes para tentar desvendar os pequenos segredos e mentiras de uma família habituada a desistir de seus intentos.

E é graças a uma mentira engenhosamente encenada num cruzamento da cidade que Eduardo conhece Romário, menino de rua de quem se aproxima, atraído pela inteligência em estado bruto. Identificação e afeto tortuosos que podem ter consequências inesperadas. Por meio de Eduardo, Romário vai conhecer as diferenças - e as semelhanças - entre a vida ao relento e nos apartamentos de classe média. Nas ruas, a dissimulação como forma de garantir a sobrevivência - conseguir uma esmola, escapar da morte. Nas salas de estar, a mentira como maneira de possibilitar o convívio - tolerar a hipocrisia do sogro, a traição de um amigo, a inadequação da cunhada. Como é possível conciliar dois mundos tão distintos? Em que ponto as diferenças levam à ruptura?

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Die Erinnerung des Felsens
Memória da pedra

Similares


Resenhas para Memória da pedra (4)

ver mais
on 4/10/13


Que livro bom! Gostei dos personagens bem construídos (todos, mesmo os mais secundários), gostei dos títulos dos capítulos ('Olhos tolos de Orfeu', 'A intermitência preguiçosa do vaga-lume'), gostei muito da Marina (o ponto alto do livro, para mim, foi o suicídio e a autopsia dela). Confesso que ainda estou um pouco impactada com o final. Por mais que durante a leitura fosse impossível prever qualquer coisa eu demorei um pouco para absorver aquele desfecho. Enfim, recomendo muito. Qu... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam1
Avaliações 3.6 / 32
5
ranking 19
19%
4
ranking 38
38%
3
ranking 34
34%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Marcos
cadastrou em:
04/04/2013 18:55:29
Jenifer
editou em:
04/08/2022 23:53:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR