Memória e sociedade

Memória e sociedade Ecléa Bosi


Compartilhe


Memória e sociedade


Lembranças de velhos




Para que servem os velhos? Para lembrar, lembrar muito e lembrar bem. Esta é uma conclusão simples que pode ser tirada da leitura do complexo livro Memória & sociedade: lembrança de velhos, da historiadora da USP Ecléa Bosi. Trata-se de um livro sobre memória social, ancorado na velhice - essa fase da vida inevitável que muitos jovens simplesmente ignoram.



"(...) não pretendi escrever uma obra sobre memória, nem uma obra sobre velhice. Fiquei na interseção dessas realidades: colhi memórias de velhos" escreve a autora, que dividiu o livro em dois capítulos iniciais teóricos e um último capítulo no qual se torna uma personagem narradora, tal como os oito personagens do livro.




Edições (1)

ver mais
Memória e sociedade

Similares

(4) ver mais
Usos e Abusos da História Oral
Manual de História Oral
Ouvir Contar
A Memória Coletiva

Resenhas para Memória e sociedade (2)

ver mais
Memória, trabalho e diferenças sociais
on 26/2/16


O trabalho de Ecléa Bosi tem tudo isso. Ela propõe uma investigação subjetiva em relação aos processos de memória e lembrança das pessoas entrevistadas. Todos têm mais de 60 anos de idade, o ato de lembrar é visto não como um reviver e sim um refazer daquele momento vivido há muito. Ecléa mostra como lugares comuns são evocados pelos recordadores, é como os chama algumas vezes, como lembram e quais os processos que se passam ao fazê-lo. Ela cita autores como Bergon e Halbwachs e... leia mais

Estatísticas

Desejam26
Trocam1
Avaliações 4.5 / 67
5
ranking 64
64%
4
ranking 18
18%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Vitor Joenk
cadastrou em:
07/04/2009 09:57:54