Memórias da plantação

Memórias da plantação Grada Kilomba


Compartilhe


Memórias da plantação


Episódios de racismo cotidiano




Memórias da plantação é uma compilação de episódios cotidianos de racismo, escritos sob a forma de pequenas histórias psicanalíticas. Das políticas de espaço e exclusão às políticas do corpo e do cabelo, passando pelos insultos raciais, Grada Kilomba desmonta, de modo incisivo, a normalidade do racismo, expondo a violência e o trauma de se ser colocada/o como Outra/o.

Publicado originalmente em inglês, em 2008, Memórias da plantação tornou-se uma importante contribuição para o discurso acadêmico internacional. Obra interdisciplinar, que combina teoria pós-colonial, estudos da branquitude, psicanálise, estudos de gênero, feminismo negro e narrativa poética, esta é uma reflexão essencial e inovadora para as práticas descoloniais.

Não-ficção / Política / Sociologia

Edições (2)

ver mais
Memórias da plantação
Memórias da Plantação

Similares

(12) ver mais
Pele negra, máscaras brancas
Ensinando a transgredir
Olhares negros
Erguer a voz

Resenhas para Memórias da plantação (21)

ver mais
Personalidade¡
2 weeks, 5 days ago


A Grada kilombo é uma mulher de personalidade. Adjetivo do qual nós negros somos privados. Ela fala a respeito disso em seu livro. Ela fala a respeito de muitas outras coisas em seu livro. "As pessoas são ensinadas que pessoas sofrem discriminação porque são diferentes, quando na verdade é ao contrário: as pessoas se tornam diferentes através do processo de discriminação". Grada conversa com mulheres negras e traz o racismo cotidiano de forma esclarecedora. Ela nao só conversa com nó... leia mais

Estatísticas

Desejam188
Trocam2
Avaliações 4.7 / 212
5
ranking 85
85%
4
ranking 11
11%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Jenifer
cadastrou em:
17/06/2019 15:18:06
Jenifer
editou em:
25/07/2019 19:02:26