Memórias de um Primata

Memórias de um Primata Robert M. Sapolski


Compartilhe


Memórias de um Primata





O jovem pesquisador Robert M.Sapolsky chegou à África nos anos 1970 com poucos recursos, mas tinha em seu favor o fato de dominar rudimentos da língua local, o suaíli. Era o início de uma bem-sucedida carreira acadêmica: Sapolsky passaria mais de vinte anos trabalhando, de forma intermitente, num parque nacional do Quênia.

Seu objetivo era estudar o comportamento dos babuínos , especificamente a relação entre estresse e doença nesse grupo de macacos. Na pesquisa, contava com o apoio de moradores da região - e seu relacionamento com os africanos é o ponto alto dessa narrativa.

Em capítulos breve, marcados pelo bom humor e pela observação precisa, Sapolsky relembra amizades afetuosas, trapaceiros que procuravam - e muitas vezes conseguiam - enganá-lo, e o medo de ser assassinado.

Edições (1)

ver mais
Memórias de um Primata

Similares

(23) ver mais
Nas Montanhas dos Gorilas
Na Terra dos Gorilas
Great Apes
Os Grandes Símios

Resenhas para Memórias de um Primata (5)

ver mais
livro surpreendente
on 10/9/10


O autor consegue escrever um livro ora cômico, ora trágico relatando seus dias na África com o em um período de 20 anos. De recém-formado à professor já conceituado. Ao invés de ficar páginas e páginas relatando as descobertas de suas pesquisas (o que ficaria bem chato para leigos) ele prefere descrever os problemas encontrados para se fazer pesquisa na África, a corrupção de qualquer escalão, as diferenças culturais (a parte em que ele tenta explicar a teoria da evolução para dois mem... leia mais

Estatísticas

Desejam50
Trocam1
Avaliações 4.5 / 40
5
ranking 68
68%
4
ranking 25
25%
3
ranking 5
5%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Wes Janson
cadastrou em:
31/01/2009 22:30:13
eduardo
editou em:
10/02/2021 11:11:40