Memórias de um Sobrevivente

Memórias de um Sobrevivente Doris Lessing


Compartilhe


Memórias de um Sobrevivente





De sua janela ela vê as coisas desmoronarem à distância,vê hordas fugitivas agitando-se em busca de segurança, de refúgio, a fuga de uma vida vã que se acha sempre em algum lugar adiante, longe da anarquia da cidade esmagadora onde as pessoas se amontoam em tribos agressivas e defensivas. Onde as plantas crescem tomando conta de tudo e os animais se multiplicam por toda parte.
Doris Lessing, festejada no The New York Times como autora de "uma fábula brilhante" com estas Memórias de um Sobrevivente, descreve seu romance como "uma tentativa de autobiografia", em ritmo de fábula e conto de fadas, mas fiel à velha tradição de que o salto de um contador de histórias para o fantástico só deve, segundo as regras, ser dado a partir do mais sólido terreno da realidade.
Ainda que a realidade, em tal caso, seja o dia-a-dia de daqui a alguns anos, em que a barbárie é a luta da sobrevivência - os homens, as mulheres, mesmo as crianças, de tal modo embrutecidas pela necessidade que se tornam mais combativas do que os ferozes e violentos adultos.
A narradora também observa a menina Emily, entregue a seus cuidados por um estranho que apenas lhe diz: "Tome conta dela. Está sob sua responsabilidade." E que desaparece em seguida. E ela vê Emily crescer e se transformar em bela adolescente já desgastada pelo mundo, que também é protegida por Hugo, misto de gato e cachorro, estranho e adorável animal cuja presença é fator dominante na história.

Edições (2)

ver mais
Memórias de um Sobrevivente
Memórias de um Sobrevivente

Similares

(13) ver mais
Planeta 8: Operação Salvamento
A Terceira Expedição
Aquela Força Medonha - I
Deuses de Pedra

Resenhas para Memórias de um Sobrevivente (2)

ver mais
on 18/6/15


“... Então fizeram alguns comentários sobre sua figura. ...” Pág.: 56 5º período Memórias de um sobrevivente (The Memoirs of a Survivor) Doris Lessing. A civilização tal qual a conhecemos esta em seus estertores finais. Em um edifícios de apartamentos uma senhora recebe a visita de um desconhecido que lhe entrega uma criança para que cuide dela e vai embora. Enquanto a criança cresce bandos nem sempre ordeiros são formados por toda a cidade e, com o tempo deixam a cidade em b... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam4
Avaliações 3.2 / 45
5
ranking 11
11%
4
ranking 29
29%
3
ranking 40
40%
2
ranking 16
16%
1
ranking 4
4%

34%

66%

Isil
cadastrou em:
18/05/2014 10:46:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR