Memórias do Subsolo

Memórias do Subsolo Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


Memórias do Subsolo (Coleção Folha Grandes Nomes da Literatura)





Nietzsche via em Memórias do subsolo a voz do sangue, enquanto para André Gide tratava-se do ponto culminante da carreira de Dostoiévski. George Steiner, por seu turno, qualificou-o de o mais dostoievskiano dos livros e como a suma da obra do escritor. Ao escrevê-las, em 1864, Fiódor Dostoiévski abria a fase de sua produção que o consagraria como o autor russo mais conhecido fora de seu país, e um dos mais influentes do século XIX.

O vigor de Memórias do subsolo ecoaria não apenas nos grandes romances subsequentes do autor, como Crime e castigo e Os irmãos Karamázov, mas também anteciparia os abismos e paradoxos da melhor literatura da modernidade, de Kafka a Beckett. Mergulho vertiginoso nas profundezas da alma, em que tiradas filosóficas e intrincados mecanismos mentais convivem com uma verve sarcástica e corrosiva, este monólogo de uma consciência atormentada por sua própria agudeza segue hoje provido de força e pertinência.

Literatura Estrangeira

Edições (9)

ver mais
Diário do subsolo
Memórias do Subsolo
Memórias do Subsolo
Diário do Subsolo

Similares

(9) ver mais
Nineteen Eighty-four
Khadji-Murát
Contos Completos
La confesión de Stavroguin

Resenhas para Memórias do Subsolo (180)

ver mais
Memórias do Subsolo (Fiódor Dostoiévski)
on 9/1/11


Sempre lembro de um momento em O Tempo e o Vento de Érico Verissimo no qual uma personagem dizia que O Capital de Marx era o livro mais citado e menos lido de todos os tempos. Se fôssemos esticar o raciocínio para um autor, tenho certeza que o campeão seria o russo Fiódor Dostoiévski. Por alguma razão que me escapa ele ganhou fama de leitura difícil, e por consequência quem o lê seria automaticamente uma pessoa inteligente. Portanto o autor consta em diversas listas de livros favoritos... leia mais

Vídeos Memórias do Subsolo (1)

ver mais
Memórias do Subsolo de Dostoiévski

Memórias do Subsolo de Dostoiévski


Estatísticas

Desejam1.055
Trocam15
Avaliações 4.4 / 4.268
5
ranking 60
60%
4
ranking 28
28%
3
ranking 10
10%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Raphael
cadastrou em:
21/04/2016 13:32:56
C
editou em:
27/11/2019 11:05:03