Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro

Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro Machado de Assis


Compartilhe


Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro





É após a morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis.
Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (5)

ver mais
Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro
Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro
Memórias póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro
Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro

Similares

(13) ver mais
Capitu mandou flores
O Otelo Brasileiro de Machado de Assis
Bras Cubas, A Semana, Correspondencia
Um Conto Que Não Se Tornou História

Resenhas para Memórias Póstumas de Brás Cubas / Dom Casmurro (33)

ver mais
Releitura
on 30/6/20


No dia Nacional da Literatura Brasileira (1° de maio), um amigo me lançou um desafio: escolher um clássico da literatura brasileira e ler em 1 semana. Lembrei de Memórias Póstumas de Brás Cubas, um dos livros que li ainda durante o ensino fundamental. Foi uma experiência diferente ler esse clássico quase 10 anos depois da primeira vez que havia lido! Recomendo muito a leitura. É muito bom se deliciar na escrita e na narrativa de Machado de Assis.... leia mais

Estatísticas

Desejam128
Trocam18
Avaliações 4.1 / 2.157
5
ranking 48
48%
4
ranking 27
27%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

22%

78%

Nazaré
cadastrou em:
28/02/2011 16:30:59
Amani
editou em:
05/10/2020 14:34:05