Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis


Compartilhe


Memórias Póstumas de Brás Cubas (Bom Livro)





O filho de uma família da alta sociedade é um narrador-personagem que constantemente comenta a própria obra e provoca o leitor ao se dirigir diretamente a ele, relatando uma vida sem realizações e fadada ao vazio existencial.
Brás Cubas pinta o pessimismo, a ironia e a indiferença da sociedade burguesa carioca de então.
Seria a busca por esse retrato social que, a partir daí, guiaria os autores do fim do Segundo Império e influenciaria toda a literatura nacional.
A essa trajetória, Machado empresta o domínio da narrativa.



Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional como Memorias Posthumas de Braz Cubas.

O livro tem como marcas um tom cáustico e novo estilo na obra de Machado de Assis, bem como audácia e inovação temática no cenário literário nacional, que o fez receber, à época, resenhas estranhadas. Confessando adotar a "forma livre" de Laurence Sterne em seu Tristram Shandy (1759–67), ou de Xavier de Maistre, em Memórias Póstumas rompe com a narração linear e objetivista de autores proeminentes da época, como Flaubert e Zola, para retratar o Rio de Janeiro e sua época em geral com pessimismo, ironia e indiferença — um dos fatores que fizeram com que fosse amplamente considerada a obra que iniciou o Realismo no Brasil*, ainda que com elementos livres e próprios a Machado de Assis.

Memórias Póstumas de Brás Cubas retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época, chegando a criar, inclusive, uma nova filosofia — mais bem desenvolvida posteriormente em Quincas Borba (1891) — o Humanitismo, sátira à lei do mais forte do "darwinismo social". Críticos e escritores também atestam que, com esse romance, Machado de Assis antecipou e precedeu uma série de elementos de vanguarda que só seriam ampliados e assimilados no século seguinte, sejam do Modernismo e da Semana de 22, da Poesia Concreta, da literatura fantástica e do realismo mágico de autores como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar e brasileiros, e, de fato, alguns chamam-na "primeira narrativa fantástica do Brasil", ainda que o fantástico seja apenas um traço de humor para retrarar a realidade sem pudores. O livro influencia e influenciou gerações de escritores como John Barth, Donald Barthelme e Ciro dos Anjos, e é notado como uma das obras mais revolucionárias e inovadoras da literatura brasileira. Mesmo depois de mais de um século de sua publicação original, ainda tem recebido inúmeros estudos e interpretações, adaptações para diversas mídias e traduções para outras línguas. Em 2020, por exemplo, uma nova tradução para o inglês esgotou em um dia após seu lançamento nos EUA.

* A crítica moderna chama de trilogia realista os três romances que marcaram um novo estilo na obra de Machado de Assis, a saber Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899), e que decisivamente também inovaram a literatura brasileira, introduzindo o Realismo no Brasil e precedendo outros elementos da literatura contemporânea.

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (186)

ver mais
Memórias póstumas de Brás Cubas
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Memórias póstumas de Brás Cubas
Memórias Póstumas de Brás Cubas

Similares

(166) ver mais
Dom Casmurro
Postmortaj rememoroj de Bras Cubas
Contos
Cultura e Sociedade vol.I

Resenhas para Memórias Póstumas de Brás Cubas (3.683)

ver mais
on 14/8/10


Um livro de tamanha genialidade não poderia mesmo ter menos de 775 abandonos numa rede de leitores de Crepúsculo e auto-ajuda. ... leia mais

Vídeos Memórias Póstumas de Brás Cubas (13)

ver mais
10 LIVROS INCRÍVEIS DISPONÍVEIS NO PRIME READING!

10 LIVROS INCRÍVEIS DISPONÍVEIS NO PRIME READ

LANÇAMENTOS DE LIVROS | JULHO 2023 | Ana Carolina Wagner

LANÇAMENTOS DE LIVROS | JULHO 2023 | Ana Caro

Discurso de Rui Barbosa no enterro de Machado de Assis

Discurso de Rui Barbosa no enterro de Machado

AUDIOLIVRO: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

AUDIOLIVRO: Memórias Póstumas de Brás Cubas,


Estatísticas

Desejam2.964
Trocam815
Avaliações 4.1 / 65.382
5
ranking 47
47%
4
ranking 31
31%
3
ranking 17
17%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

26%

74%

Mayara
cadastrou em:
01/09/2009 12:16:47
Jeanine
editou em:
08/12/2022 10:53:53
Jeanine
aprovou em:
14/12/2022 11:18:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR