Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis


Compartilhe


Memórias Póstumas de Brás Cubas (Coleção Clássicos Anotados #4)





O primeiro grande romance da literatura brasileira, leitura obrigatória em vários vestibulares do país, completa 140 anos e ganha uma edição exclusiva, como você nunca viu...

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS ANOTADO — EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 140 ANOS apresenta um projeto editorial inédito que inclui:

O texto integral da obra com divisão de cenas;

Mais de 1.000 notas, incluindo glossário e curiosidades literárias, históricas e jornalísticas;
Miolo em papel pólen soft (tonalidade levemente amarelada);
Caderno de fotos em papel couché;
Letras em tamanho 12 (ideal para leitores de todas as idades);
Biografia do autor;
Cartografia literária (integração com o Google Maps via "Plus Codes");
Apresentação do editor, jornalista e pesquisador Cláudio Soares;
Vários "extras", incluindo transcrição de resenhas históricas;
e muito mais…

O ROMANCE

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1839-1908), foi publicado inicialmente em folhetim, de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, e em livro no ano seguinte. O romance marca a introdução do Realismo no Brasil. É narrado em primeira pessoa por Brás Cubas, um "defunto-autor", em tom irônico e sarcástico. Partindo de seus ancestrais, situados nas primeiras décadas do século 18, Cubas nos conta sua vida de incorrigível leviano e irresponsável.

Este romance, o quinto escrito por Machado de Assis, inaugura a "segunda fase" do autor carioca, tais as mudanças que revela, quer na técnica da narrativa, quer na posição espiritual do autor. Apresenta uma sátira, velada por uma ironia "aguda" às instituições burguesas e um ceticismo amargo diante dos valores que fundamentam a tragédia amoral de Brás Cubas e de boa parte da humanidade.

Sob a perspectiva da criação literária, as "Memórias Póstumas" marcam também uma revolução na literatura brasileira: a narrativa linear é questionada e a metalinguagem e o diálogo com o leitor passam a ser empregados. As frequentes citações e intertextualidades, vinculadas estreitamente ao conteúdo dramático da obra, servem de suporte para as reflexões que o escritor vai tecendo à margem dos acontecimentos que, reduzidos ao essencial, cedem terreno para a análise psicológica.

Romance de memórias que responde a uma ansiosa "busca do tempo perdido", Memórias Póstumas de Brás Cubas antecipa, muito nitidamente, a introspecção proustiana, e apresenta, no capítulo "O delírio", uma das mais célebres passagens de toda a literatura brasileira.

Ao completar 140 anos de lançamento, Memórias Póstumas de Brás Cubas ganha uma edição comemorativa como nunca se viu. Memórias Póstumas de Brás Cubas Anotado, quarto volume da coleção Clássicos Anotados, é uma edição abundantemente anotada que privilegia informação e entretenimento, para proporcionar aos leitores brasileiros uma experiência de leitura mais ativa e imersiva de um dos maiores clássicos da nossa literatura.

Edição comemorativa de 140 anos

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Memórias Póstumas de Brás Cubas

Similares


Resenhas para Memórias Póstumas de Brás Cubas (1)

ver mais
Não tive filhos...
on 11/1/22


O defunto autor que conta, de forma não linear, a história da sua vida. As coisas que mais me atraem na leitura dos livros do Machado são a ironia e as partes em que ele conversa com o leitor. E esse livro tem muito disso. Essa edição é ótima porque tem mil notas explicativas, que deixam a leitura mais completa. Se recomendo? Óbvio!... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 3
5
ranking 75
75%
4
ranking 25
25%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Cid Roberto
cadastrou em:
26/10/2021 16:00:36
Jeanine
editou em:
13/12/2022 10:51:16
Jeanine
aprovou em:
15/12/2022 15:52:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR