Mengele

Mengele Gerald Astor


Compartilhe


Mengele


O Último Nazista




Em Auschwitz, um simples gesto do médico nazista Josef Mengele decidia a vida dos judeus que chegavam nos trens. Alguns iam diretamente para a morte, outros eram reservados para dolorosas e cruéis experiências. Sob o pretexto de pesquisas genéticas, Mendele mutilava e matava homens, mulheres e crianças, com especial predileção por gêmeos e anões. Anotava os resultados de suas observações cuidadosamente, mas não se sabe a que conclusões chegou.

Quando a Alemanha perdia a guerra e os campos de concentração eram tomados pelos Aliados, Mengele desapareceu. Não se sabe para onde foi ou como escapou. As conjecturas são muitas. Conta-se, inclusive, que teria sido solto pelos soldados norte-americanos depois de detido num país europeu. Teria ele contado com a ajuda de organizações secretas como a Odessa?

A história de Mengele é bastante misteriosa e cheia de lacunas. Só muitos anos depois do final da guerra soube-se que ele viajara para a América do Sul, onde sua família tinha negócios e para onde muitos nazistas haviam fugido e viviam em tranquilidade.

Os dados reunidos por Gerald Astor nesta biografia refazem os possíveis passos de Mengele entre a Argentina, onde se encontrava regularmente com Adolf Eichmann, o Paraguai, sob proteção do presidente Alfredo Stroessner, o Uruguai e o Brasil, onde vivia com uma família que ficou muitos anos sem saber quem era aquele homem autoritário e que sempre escondia o rosto em público.

Gerald Astor visitou os lugares por onde o Anjo Exterminador teria passado até morrer afogado em Bertioga, litoral norte de São Paulo. Seus restos mortais foram encontrados enterrados na cidade de Embu/SP, em 1985.

Biologia / História / História Geral

Edições (1)

ver mais
Mengele

Similares

(21) ver mais
Crônica de uma Guerra Secreta
Hitler e as Mulheres
IBM E O HOLOCAUSTO
O Sobrevivente

Resenhas para Mengele (7)

ver mais
on 29/7/14


Narrativa bem fluida, contando das raízes da família Mengele até a morte de Josef. Destaque para o período da Segunda Guerra com muitos relatos de pessoas que viveram nos campos de concentração (médicos e prisioneiros) e descrições de diversas experiências realizadas nos campos. Para preencher as lacunas da história o autor abusa de lendas, boatos e especulações. Às vezes perde a imparcialidade, tirando conclusões especulativas e sem embasamento. Esse tipo de livro sempre vem com de... leia mais

Estatísticas

Desejam69
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 61
5
ranking 16
16%
4
ranking 56
56%
3
ranking 21
21%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Daniel432
cadastrou em:
15/01/2009 13:53:39
Allysson Falcon
editou em:
05/10/2016 18:13:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR