Meninos valentes

Meninos valentes Patrick Modiano


Compartilhe


Meninos valentes





Patrick Modiano, respeitado romancista e roteirista de cinema francês, criou Meninos valentes com base em suas próprias recordações de adolescência. O livro, no entanto, não é uma autobiografia, até porque o escritor nada revela sobre sua própria vida. O que está em foco é o extinto colégio Valvert, outrora situado nos arredores de Paris. Misturando ficção a suas memórias, o autor conta, com muito carinho, as histórias de antigos alunos e professores. Embora o tema seja um só, cada capítulo independe dos outros e pode ser lido como um conto isolado.

Passados 20 anos desde sua saída do Valvert, apelidado de "O Castelo", o narrador relembra seus tempos de estudante e faz um inventário do destino de seus ex-colegas de colégio. Os alunos internos vinham de todo tipo de família, das mais abastadas às mais suspeitas. Em comum, eles tinham o fato de que nenhum familiar parecia ter muito tempo para se dedicar pessoalmente a sua educação. Eram meninos valentes, como diz o título, mas também eram carentes, a ponto de invejar os colegas que estudavam em regime de semi-internato, o que significava ver os pais com mais freqüência. Para esquecer as dificuldades da vida, os rapazes se refugiavam no esporte.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Meninos valentes

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam4
Avaliações 2.8 / 16
5
ranking 6
6%
4
ranking 6
6%
3
ranking 63
63%
2
ranking 13
13%
1
ranking 13
13%

41%

59%

Helena
cadastrou em:
25/08/2009 23:06:26
tttiago
editou em:
18/11/2022 21:58:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR