Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida

Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida Xinran


Compartilhe


Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida





Entre outras várias mudanças, a década de 1980 na China viu a instituição da política do filho único, que tinha o propósito de desacelerar o alto crescimento populacional que o país registrava. Numa sociedade em grande parte rural e arcaica, na qual o filho homem cuida dos pais na velhice ao passo que a filha mulher cuida dos sogros, a nova lei gerou um aumento dramático de bebezinhas recém-nascidas abandonadas em orfanatos. Em 1992, o governo chinês passou a permitir a adoção de crianças chinesas por estrangeiros, e desde então mais de 120 mil bebês chineses foram adotados e levados para viver em outros países – quase todos eram do sexo feminino.

Essas “filhas da China” criadas em países ocidentais têm pouca ou nenhuma possibilidade de saber quem são suas mães, como vivem, por que as abandonaram. A partir dessa constatação, Xinran – que há anos se dedica a ouvir e compilar as experiências de vida de chineses comuns – teve a ideia de reunir relatos que representem as várias personagens desse triste enredo. Mães biológicas que deram suas filhas; jovens que foram abandonadas ainda bebês; camponeses que vivem o medo de perder suas terras por não terem um filho homem; parteiras que trazem crianças ao mundo e que também livram a família de uma menina indesejada. Mais que histórias pungentes, Mensagem de uma Mãe Chinesa Desconhecida mostra ao leitor um vívido painel de como esta que é uma das experiências mais fundamentais do ser humano – a constituição de uma família – é vivida por muitos chineses e chinesas. E reafirma Xinran como uma das grandes divulgadoras da China contemporânea no ocidente.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida

Similares

(8) ver mais
As boas mulheres da China
Testemunhas da China
O que os Chineses Não Comem
Enterro Celestial

Resenhas para Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida (13)

ver mais
Menininhas chinesas
on 18/2/16


Livro baseado em relatos reais contados pela jornalista Xinran que no decorrer de sua vida conheceu histórias de mamães chinesas que precisaram abandonar suas filhas mulheres em meio à Revolução Cultural, principalmente pela desvalorização do sexo feminino e política do filho único. O objetivo de Xinran é contar os motivos reais pelos quais as menininhas foram abandonadas, e de alguma forma, estreitar a ponte entre sua mãe chinesa e suas filhas. Mulheres que precisavam ter um filho h... leia mais

Vídeos Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida (1)

ver mais
LIVRO: Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida

LIVRO: Mensagem de uma mãe chinesa desconheci


Estatísticas

Desejam115
Trocam2
Avaliações 4.5 / 217
5
ranking 63
63%
4
ranking 26
26%
3
ranking 9
9%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

13%

87%

Cesar
cadastrou em:
10/02/2011 08:44:47
Dali
editou em:
15/11/2019 20:37:04