Mentes diferentes: o que cérebros incomuns revelam sobre nós

Mentes diferentes: o que cérebros incomuns revelam sobre nós Eric R. Kandel


Compartilhe


Mentes diferentes: o que cérebros incomuns revelam sobre nós





Nesta obra, Kandel confronta uma das perguntas mais difíceis que enfrentamos: como nossa mente, nosso senso de self, surge da matéria física do cérebro? Os 86 bilhões de neurônios do cérebro se comunicam entre si por meio de conexões muito precisas. Mas, às vezes, essas conexões são interrompidas. Os processos cerebrais que dão origem à nossa mente podem sofrer desequilíbrios e resultar em doenças como autismo, depressão, esquizofrenia, Parkinson, dependência e transtorno do estresse pós-traumático. Embora esses transtornos tragam grande sofrimento, eles também podem revelar mistérios a respeito de como o cérebro concebe nossas experiências e capacidades mais fundamentais – a própria natureza do que significa ser humano. Estudos sobre o autismo esclarecem os fundamentos neurológicos de nossos instintos sociais; pesquisas sobre depressão fornecem insights importantes sobre as emoções e a integridade do self; e o trabalho de mudança de paradigma sobre a dependência levou a uma nova compreensão da relação entre prazer e força de vontade. Ao estudar os transtornos do funcionamento normal do cérebro e explorar seus possíveis tratamentos, aprofundaremos nossa compreensão do pensamento, sentimento, comportamento, memória e criatividade. Só nesse caso poderemos responder a grande questão de como bilhões de neurônios geram a própria consciência.

Sobre o Autor
Eric R. Kandel é professor universitário, detentor da cadeira Fred Kavli na Universidade Columbia e pesquisador sênior do Howard Hughes Medical Institute. Laureado com o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina de 2000 por seus estudos sobre aprendizado e memória, é autor de Em busca da memória: o nascimento de uma nova ciência da mente, um livro de memórias premiado com o Los Angeles Times Book Prize; The Age of Insight: The Quest to Understand the Unconscious in Art, Mind, and Brain, from Vienna 1900 to the Present, que ganhou o Prêmio Bruno Kreisky em Literatura, o maior prêmio literário da Áustria; e Reductionism in Art and Brain Science: Bridging the Two Cultures, um livro sobre a Escola de Arte Abstrata de Nova York. Ele também é o coautor de Princípios de neurociências, o manual de referência nessa área.

Medicina e Saúde

Edições (1)

ver mais
Mentes diferentes: o que cérebros incomuns revelam sobre nós

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%

João gregorio
cadastrou em:
05/10/2020 21:26:17
Deb
editou em:
31/05/2021 10:40:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR