php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Temporary failure in name resolution Metamorfoses - Ovídio
Metamorfoses

Metamorfoses Ovídio


Compartilhe


Metamorfoses





Escritas pelo grande poeta latino Ovídio no ano 8 d.C., as Metamorfoses constituem um verdadeiro compêndio de mais de duzentos e cinquenta mitos gregos e romanos - motivo pelo qual o livro se tornou uma das obras mais influentes da cultura ocidental, tendo inspirado poemas, romances, óperas, peças de teatro, pinturas, esculturas e as mais variadas composições musicais. Mas seu fascínio não se deve unicamente a isso. Seus quase doze mil versos distribuídos em quinze livros são a obra máxima de um autor que procurava superar Homero, Hesíodo, Virgílio e outros mestres, e criar um poema que viesse "das origens do mundo até os meus dias", ou seja, até o tempo dos imperadores Júlio César e Augusto, passando pela cosmogonia antiga, pelos Argonautas, pela guerra de Troia e pela fundação de Roma. Para alinhavar esse conjunto heterogêneo, Ovídio elencou os mitos que tivessem como tema as "metamorfoses dos seres em novos corpos", e usou toda sua maestria para criar conexões e transições entre eles, numa técnica que antecipa a moderna montagem cinematográfica. O resultado é um poema épico singular que tem encantado os leitores há mais de vinte séculos.
A presente edição, bilíngue, traz a nova tradução de Domingos Lucas Dias - em versos livres que privilegiam a elegância e fluência do texto -, acompanhada de um aparato que inclui introdução e notas do tradutor, uma apresentação de João Angelo Oliva Neto, da Universidade de São Paulo, além de mapas e índices completos dos mitos, nomes e locais citados na obra-prima de Ovídio.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Metamorfoses

Similares

(5) ver mais
O Burrico Lúcio
A ENEIDA DE VIRGÍLIO
Histórias Diversas de Eliano
Antologia Fantástica da Literatura Antiga

Resenhas para Metamorfoses (9)

ver mais
on 16/10/20


A ambição de Ovídio ao escrever as Metamorfoses dois mil anos atrás não foi pouca. Ele pretendia superar seus pares na poesia, compondo uma obra que contasse toda a história, desde a criação do mundo até a época em que viveu. O resultado foi um longo poema cosmogônico e etiológico de quase 12 mil versos (todos hexâmetros datílicos), divididos em 15 livros nos quais são mostrados mais de 250 mitos. O impacto e a qualidade da obra são tamanhos, que influenciaram toda a história da arte a... leia mais

Estatísticas

Desejam148
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 42
5
ranking 79
79%
4
ranking 21
21%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

PH
cadastrou em:
26/06/2017 18:14:34