Metodologia das Ciências Sociais

Metodologia das Ciências Sociais Max Weber


Compartilhe


Metodologia das Ciências Sociais


Parte 2




Max weber é um autor clássico, portanto, atual. Se pudéssemos sintetizar a temática contral do conjunto de sua obra, diríamos que ela se debruça sobre os problemas de racionalização, da secularização, da burocratização das estruturas e dos comportamentos das pessoas como traços específicos da civilização ocidental.
Racionalização, seculrização e individualismo, traços dominantes da nossa civilização e da modernidade, promovem a autonomia relativa das inúmeras áreas do conhecimento, daí a impossibilidade de uma teoria ontológica do social. Nem a ciência, nem a filosofia podemdar um "sentido" à existência. A modernidade não comporta "soluções". Cabe ao homem conviver com os "paradoxos"
Weber ressalta dois fenômenos básicos da modernidade: a perda do significado da vida e a perda da liberdade.
Weber, oriundo de uma burguesia que não realizou sua evolução burguesa, de um liberalismo liberal, de um iluminismo vinculado à franco-maçonaria e a o misticismo rosa-cruz, viu-se cingido a analisar os "dilemas" germânicos, a beatice o "culto do Estado", como conciliar Direitos Humanos e um Estado Nacional "de potência". Como impedir que o racionalismo instrumental a serviço do cálculo econômico não se transforme numa "jaula de ferro" que aprisione o homem? Como reagir ante a burocracia como "destino" não só alemão, mas também universal?

Edições (1)

ver mais
Metodologia das Ciências Sociais

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 4.8 / 5
5
ranking 80
80%
4
ranking 20
20%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Raphael Pericle
cadastrou em:
16/05/2012 13:38:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR