Metropolização do Espaço

Metropolização do Espaço Álvaro Ferreira


Compartilhe


Metropolização do Espaço


Gestão Territorial e Relações Urbano-Rurais




O espaço vem se tornando cada vez mais o meio de reprodução das relações sociais; sendo hierarquizado, objeto de investimentos públicos e privados, reserva de valor ou mesmo deixado ao acaso e abandonado.
Além de ser lugar da reprodução, é também lugar da contestação, do encontro, da rebeldia, da ação. E aqui estamos diante de grandes tensões, contradições; ou seja, se é no espaço da vida cotidiana que percebemos e vivemos o dia-a-dia, é nele também que os especialistas concebem seus projetos e os pões em curso à revelia dos habitantes do lugar.
Se o fenômeno urbano tomou o planeta, se vivemos em uma sociedade urbana (e não nos referimos apenas ao domínio edificado, mas ao conjunto das manifestações de hegemonia do urbano sobre o rural), atualmente experimentamos um processo de metropolização do espaço; ou seja, trata-se da transcendência das características metropolitanas a todo o espaço. Nesse sentido, grandes mudanças podem ser observadas, tais como: crescimento e intensificação dos fluxos imateriais, de pessoas e de mercadorias; cada vez maior utilização de tecnologias de informação e comunicação; e grande variedade de atividades econômicas com maior concentração de serviços de ordem superior.
Não nos resta dúvida de que as estratégias de gestão territorial são também atingidas por tal processo. Nessa seara, é preciso pensar em políticas públicas, questionar a política pública, pensar em outras formas de gestão e planejamento, pensar em como viabilizar formas de autogestão.

Edições (1)

ver mais
Metropolização do Espaço

Similares

(1) ver mais
A produção do espaço urbano

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR