Neste ensaio, Rudolf Bultmann emprega dois termos: wunder e mirakel para designar o milagre.
Para ele mirakel diz respeito à ação mitologizada, objectificada, racionalizada, uma maneira de julgar pertencente a uma visão antigo de mundo. Neste sentido o milagre é concebido como uma violação das leis da natureza e, por isso mesmo, algo fora da nossa sociedade. Wunder, por sua vez, refere-se à autentica ação de Deus, um evento que parece, objectiva e universalmente, ser consistente com o conhecimento das leis da natureza. É, ao mesmo tempo, um ato de Deus perceptível pela fé e em plena harmonia com a nossa experiência histórica.
A perspectiva de Bultmann acerca do milagre, conforme revela o vocábulo wunder preferido pelo teólogo alemão, visa alcançar a fé genuína em Deus e não numa realização por meio do esforço humano. Na verdade, para ele, no final das contas, "fé em Deus e fé no wunder são, essencialmente, a mesma coisa".
Religião e Espiritualidade