Mimesis

Mimesis Erich Auerbach


Compartilhe


Mimesis (Estudos #2)


A representação da realidade na literatura ocidental




Mimesis é obra de um homem que perde sua pátria e é obrigado a se exilar e se isolar. Em terra estranha, nas margens de uma Europa conflagrada pela Segunda Guerra Mundial, Erich Auerbach, sem um futuro à sua frente, para seguir vivendo agarra-se àquilo a que dedicou a vida, a literatura – que naquele momento ardia em fogueiras imensas em sua Berlim natal.

Em seu espírito descortina-se uma nova perspectiva, que ele quer compartilhar: a da representação da realidade na literatura ocidental. Como ele próprio afirma, o que aqui se apresenta é uma visão, jamais uma teoria fechada. Auerbach seleciona seus locais aprazíveis e não por acaso começa com Homero e a Bíblia, os dois pilares do Ocidente europeu. Dali até o farol de Virginia Woolf será uma longa, insólita e, como o tempo o provou, inesquecível jornada, de abrangência inaudita, da qual cada capítulo deste livro é um instantâneo, um recorte.

O mundo que originou esta obra já não existe mais. Aquela guerra também acabou, ainda que suas palavras de ordem continuem encantando seguidores, inclusive hoje. Mimesis também permanece – vital como no tempo em que foi escrito, resiliente como o leitor de todos os tempos e quadrantes –, reerguendo-se das cinzas da ignorância sempre mais uma vez, pois como afirma Edward W. Said, “seu exemplo humanista permanece imorredouro”.

Ensaios / História

Edições (6)

ver mais
Mimesis
Mimesis
Mimesis
Mimesis

Similares

(25) ver mais
Ensaios de Literatura Ocidental
A Poética Clássica
A personagem de ficção
Introdução aos estudos literários

Resenhas para Mimesis (3)

ver mais
Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
on 14/7/23


"Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental", escrito por Erich Auerbach, é uma obra clássica da teoria literária que examina a representação da realidade na literatura ao longo dos séculos. Publicado originalmente em 1946, o livro ganhou destaque e se tornou uma referência fundamental no campo dos estudos literários. Auerbach inicia sua exploração pela antiguidade clássica, analisando obras como a "Odisseia" de Homero e a "Bíblia Hebraica". Em seguida, avança ao ... leia mais

Estatísticas

Desejam176
Trocam2
Avaliações 4.6 / 119
5
ranking 68
68%
4
ranking 23
23%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Silvio
cadastrou em:
22/04/2021 19:03:50
Rafael
editou em:
29/12/2021 19:09:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR