Minima Moralia

Minima Moralia Theodor Adorno


Compartilhe


Minima Moralia





Um dos grandes clássicos do pensamento europeu no século XX, Minima Moralia reaparece em nova tradução, de Gabriel Cohn, após longa e sentida ausência no mercado editorial brasileiro. Todos os que se interessam pelas marcas que o mundo tal como é deixa na vida cotidiana têm o que pensar nesse conjunto de pequenos textos agudos e provocantes.



Theodor W. Adorno(11 de setembro de 1903 - 6 de agosto de 1969) foi, ao lado do seu amigo Max Horkheimer, figura fundamental no grupo de intelectuais, na maioria da esuqerda alemã judia antifascista, que formou a chamada Escola de Frankfurt na qual se desenvolveu a Teoria Crítica da Sociedade, uma das mais importantes teorias sociais do século XX. O W. do seu nome alude ao ramo paterno, Wiesengrund, um comerciante de vinhos de Frankfurt que sempre o apoiou nas suas andanças intelectuais.Adorno o nome ao qual ele deu destaque, vinha do ramo materno. Sua mãe, cantora, ajudou a moldar seu talento musical, na sua formação como pianista e como compositor (estudou em Viena com Alban Berg, figura fundamental da vanguarda artística na época). Sua obra publicada é vasta (a edição das obras completas passa dos vinte volumes), e inclui estudos filosóficos (como Dialética Negativa, Dialética do esclarecimento, escrito em colaboração com Horkheimer e traduzido no Brasil por Guido de Almeida, e a póstuma Teoria Estética), sociólogos (numerosos ensaios, incluindo o volume com as conferências do seu derradeiro curso na Universidade de Frankfurt, Introdução à Sociologia, recém-publicado no Brasil com tradução de Wolfgang Leo Maar, além da colaboração num grande clássico na área, a obra coletiva ainda no seu exílio norte-americano, The Authoritarian Personality) e sobre literatura (a coleção de ensaios Notas de Literatura encontra-se em edição brasileira, em tradução de Jorge de Almeida), além desta obra-prima que é Minima Moralia, publicada originalmente em 1951.



Não apenas a possibilidade objetiva - também a capacidade subjetiva de felicidade somente se dá na liberdade.


Edições (3)

ver mais
Minima Moralia
Minima Moralia
Minima Moralia

Similares

(4) ver mais
Berg
Dialética do Esclarecimento
Ensaios sobre psicologia social e psicanálise
O Desencantamento do Mundo

Estatísticas

Desejam33
Trocam3
Avaliações 4.3 / 29
5
ranking 55
55%
4
ranking 28
28%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

50%

50%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR