Mistério-bufo

Mistério-bufo Vladímir Maiakóvski


Compartilhe


Mistério-bufo


Coleção Leste




Figura maior da literatura de vanguarda, para quem a arte e a política deviam andar sempre juntas, Vladímir Maiakóvski (1893-1930) tornou-se conhecido em nosso país sobretudo por sua obra de poeta, graças, em grande parte, à pioneira tradução de seus versos feita em 1967 por Boris Schnaiderman e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos.
Mas a genialidade de Maiakóvski ultrapassa o campo da poesia e se manifesta também no teatro. Um dos exemplos mais célebres é a peça mistério-bufo, escrita e montada inicialmente em 1918. Retrabalhada ao longo de dois anos - e aqui apresentada, pela primeira vez no Brasil, em tradução direta do russo por Arlete Cavaliere, da Universidade de São Paulo -, a segunda versão da peça estreou no primeiro de maio de 1921, obtendo aclamação imediata.
Mistura de comédia, crítica social e crônica paródica da história contemporânea, Mistério-bufo pode ser lida, entre outras coisas, como uma narrativa alegórica do processo revolucionário na Rússia. Combinando alusões à Bíblia com cenas e rimas das mais inusitadas - marcas de oralidade que ele resgata do teatro de feira e do circo -, Maiakóvski traça um retrato vertiginoso e bem-humorado de um tempo que se propôs a reinventar radicalmente a vida.

Edições (2)

ver mais
Mistério-bufo
Misterio-bufo

Similares

(17) ver mais
O Cão Fantasma
Dostoiévski-Trip
Maiakóvski: Poemas
Tarás Bulba

Resenhas para Mistério-bufo (3)

ver mais
Socio-político
on 22/10/16


O que torna essa obra, de certa forma, sempre atual é a relação social e política. É uma sátira bem crítica, mas também a verdade nua e crua da sociedade humana, independente da era. Em contrapartida, para se entender melhor é necessário conhecer sobre a revolução russa, coisa que me falta rsrs, mas é inegável seu valor.... leia mais

Estatísticas

Desejam59
Trocam2
Avaliações 4.2 / 59
5
ranking 44
44%
4
ranking 32
32%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

49%

51%

Marcos
cadastrou em:
14/01/2013 16:19:11