Misterio-bufo

Misterio-bufo Vladímir Maiakóvski


Compartilhe


Misterio-bufo





Edição bilíngue (português/russo).

Poema dramático sobre o tempo futuro preparado pelas transformações da sociedade socialista industrial desencadeada pela Revolução de Outubro. Tempo em que as máquinas, em vez de serem adversárias dos homens, seriam seus pares complementares, ou melhor, suas extensões inseparáveis.

O enredo assim definido foi objeto de dúvidas, afinal por que poema dramático se tudo caminha para um projeto épico? O objetivo fundamental de Maiakóvski nessa peça era experimentar idéias estéticas e éticas. Para isso construiu uma representação paródico-satírica de toda tradição institucionalizada. Somente assim lhe foi possível abrir espaço para o tratamento de suas utopias, na verdade compartilhadas por todo o construtivismo russo: as questões sociais emergentes através de formas da cultura dita popular.

Em vez do discurso político petrificado em fórmulas consagradas, versos enunciados no picadeiro de um circo. Em Mistério-Bufo os personagens-palhaços vestiam trajes angulosos cujo corte e estampas geométricas exibiam o requinte do fashion design dos artistas construtivistas, cuja réplica é possível conferir nos desenhos que compõem a capa da edição brasileira.

Com essas vestimentas se prepararam para a grande peregrinação pelo Inferno e Paraíso rumo à Terra Prometida -espaço cênico tomado por globos, lonas, sinais luminosos. Os episódios, alinhavados em forma de ´sketch´, contudo não são mero entretenimento. Em nenhum momento se perde o alvo: a experimentação das idéias. Assim Maiakóvski convida seus leitores a mergulharem na utopia mas sem abrir mão do espírito crítico. Para isso é preciso apenas um pouco de malabarismo para alcançar os travestimentos e hipérboles das idéias que pedem para ser lidas, compreendidas, respondidas.

Edições (2)

ver mais
Mistério-bufo
Misterio-bufo

Similares

(16) ver mais
O Cão Fantasma
Dostoiévski-Trip
Maiakóvski: Poemas
Tarás Bulba

Resenhas para Misterio-bufo (2)

ver mais
Socio-político
on 22/10/16


O que torna essa obra, de certa forma, sempre atual é a relação social e política. É uma sátira bem crítica, mas também a verdade nua e crua da sociedade humana, independente da era. Em contrapartida, para se entender melhor é necessário conhecer sobre a revolução russa, coisa que me falta rsrs, mas é inegável seu valor.... leia mais

Estatísticas

Desejam54
Trocam2
Avaliações 4.2 / 54
5
ranking 43
43%
4
ranking 35
35%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Poeta Mórbido
cadastrou em:
05/09/2009 22:25:36