Morangos mofados

Morangos mofados Caio Fernando Abreu


Compartilhe


Morangos mofados





Não choro mais. Na verdade, nem sequer entendo por que digo mais, se não estou certo se alguma vez chorei. Acho que sim, um dia. Quando havia dor: Agora só resta uma coisa seca. Dentro, fora.

O que primeiro chama a atenção na leitura de Morangos mofados é a fineza de estilo, a inteligência e a percepção de Caio Fernando Abreu para tratar do que há de mais profundo no ser humano. A busca, a dor, o fracasso, o encontro, o amor e a esperança vão se delineando nesta série de contos que se entrelaçam quase como se fossem um romance.

O medo e a insegurança dominam os nove contos que compõem a primeira parte do livro, O mofo, na qual está representada a vida sob a ditadura militar e a restrição de liberdade. Na segunda parte, Os morangos, vemos uma saída para os traumas impostos pela sociedade. Na última, composta de um único conto, que dá nome ao livro, Caio sinaliza uma esperança: os morangos estão mofados, mas ainda assim guardam o frescor em sua essência.

Numa carta a um amigo, que pode ser lida no final deste volume, Caio conta o processo de criação do livro e o mergulho sofrido e necessário no mundo interior para dele extrair a literatura. Então, esclarece por que o último conto tem um cunho positivo: o personagem se rebelou, libertando-se do autor e decidindo o final à revelia dele.

Lançado originalmente em 1982, Morangos mofados foi um dos maiores sucessos editoriais da época e até hoje é um dos livros preferidos pelos fãs de Caio Fernando Abreu.

Contos / LGBT / GLS / Literatura Brasileira / Ficção

Edições (8)

ver mais
Morangos mofados
Morangos Mofados
Morangos mofados
Morangos Mofados

Similares

(37) ver mais
Fragmentos do Desencontro
Camisa cor de derrota
Para Sempre Teu, Caio F.
Teus Casos Meus

Resenhas para Morangos mofados (136)

ver mais
MORANGOS MOFADOS : CONTO E POESIA
on 3/7/13


Dividida em três partes, Morangos Mofados é, ao que me consta, a obra mais conhecida de Caio Fernando Abreu. A primeira parte, intitulada O Mofo, narra a queda de valores, dos amores, a solidão, a fragilidade humana, a embriaguez, a rota solitária das drogas, o desespero, o desamor, a dor na forma mais fria e crua. A tessitura literária é precisa, quase cirúrgica; Caio vai nos apresentando uma série de personagens anônimos, que ao final se personifica em uma única pessoa: o autor? ... leia mais

Vídeos Morangos mofados (3)

ver mais
Resenha #205 Morangos mofados, de Caio F. Abreu | Com Nicole Moraes, Elizza Barreto e Paulo Lannes

Resenha #205 Morangos mofados, de Caio F. Abr

Projeto lendo UFRGS - Morangos mofados

Projeto lendo UFRGS - Morangos mofados

Morangos Mofados - Caio F. Abreu | #RaizesLendoBrasileiros

Morangos Mofados - Caio F. Abreu | #RaizesLen


Estatísticas

Desejam1.718
Trocam32
Avaliações 4.1 / 4.976
5
ranking 46
46%
4
ranking 31
31%
3
ranking 16
16%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

21%

79%

Marcos
cadastrou em:
06/01/2015 14:40:04
Jenifer
editou em:
24/08/2019 17:52:06