Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto


Compartilhe


Morte e vida severina





Os poemas escolhidos para integrar esta coletânea desnudam os elementos fundamentais da obra de João Cabral de Melo Neto.
Morte e Vida Severina (1954-55), poema que dá nome ao livro, é a obra mais popular de João Cabral e aborda o tema da seca nordestina, dando voz aos retirantes que fazem o duro percurso entre o rio Capibaribe e Recife.
O poema O rio também retrata o universo árido às margens do rio Capibaribe, mas dá voz a ele próprio como condutor da narrativa. Engenhos de cana-de-açúcar, usinas, retirantes e trabalhadores são retratados na velocidade do correr das águas.
Em Paisagens com figuras (1955), João Cabral sintetiza em palavras uma de suas principais características, que é o hibridismo de linguagens. Mesclando descrições de imagens de Pernambuco, com paisagens da Espanha, o poeta desfila toda sua expressividade onírica.
Por fim, Uma faca sem lâmina (1955), trata do desafio da composição poética, que ele ilustra numa faca sem bainha, que corta o poeta por dentro.

Poemas, poesias / Literatura Brasileira

Edições (15)

ver mais
Morte e Vida Severina
O Rio
Morte e Vida Severina
Morte e Vida Severina

Similares

(31) ver mais
A Estrada do Tabaco
O Quinze
A Bagaceira
A Educação Pela Pedra

Resenhas para Morte e vida severina (195)

ver mais
Um clássico da literatura pernambucana, nordestina e brasileira
on 16/8/20


João Cabral de Melo Neto foi um diplomata e consagrado literato pernambucano que teve papel muito importante no cenário da poesia nordestina em meados da década de 1950. Para João Cabral, este período se caracteriza a consolidação de uma linguagem marcaria o aprimoramento da sua poesia nas décadas seguintes. Com um estilo simples, porém marcado pelo concretismo, descrição de paisagens e abstração filosófica, as poesias e poemas de João Cabral tem marca registrada na literatura pernambu... leia mais

Vídeos Morte e vida severina (1)

ver mais
Morte e Vida Severina   RESENHA

Morte e Vida Severina RESENHA


Estatísticas

Desejam662
Trocam165
Avaliações 4.0 / 7.488
5
ranking 44
44%
4
ranking 29
29%
3
ranking 19
19%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

29%

71%

André
cadastrou em:
14/09/2018 14:59:17