Mr. Lexo-Tan e outros poemas

Mr. Lexo-Tan e outros poemas Fernando da Rocha Peres


Compartilhe


Mr. Lexo-Tan e outros poemas





68 poemas para desanuviar o estorvo e bloquear a ânsia. Para vencer os medos, a depressão e a insônia. Para cantar. Submissamente, mas firmemente, cantar.

A montagem do livro-objeto revisita os velhos e novos poemas com aquele tênue humor, um sorriso para dentro, que é marca do poeta. Há as primeiras caixas de uma memória proustiana que procura inutilmente, dentro das relíquias de uma infância asmática, a madeleine dos achados perdidos: poéticos sempre, no sentido de que toda linguagem inovativa, transgressiva, é poesia. Ubi sunt as cantigas de ninar, os sonetos, as rimas, os mestres de antanho?

Porque tudo na poesia é diálogo e intertexto. Com os vivos e com os mortos. O mundo é uma litania de ausências, um Quinto Império destroncado de sonhos. O que existe é a vida, a vida cotidiana, particular, secreta, de cada um. A moringa, ausente companheira de tardes avarandadas, bilha, garrafão ou quartinha de outros Brasís. O relógio carregando o átimo entre os números. O livro, a kodak da arqueologia, preto e branco fotográfico, o sabão de industrioso aroma, o quadro vinílico de Scliar na parede. Porque o poeta Fernando da Rocha Peres nos ensina a ver a textura abstrata, a incalculável leveza da idéia, atrás do concreto opaco do objeto. Saber sentir, com a suavidade do tato e a memória do corpo, o tênue roçar da cadeira baloiça, amiga ao passar da brisa. Tirar da sua solidão ao canto do salão o piano negro e verniz, emprestando-lhe as cores de rubinstein, rebrilhando no noturno de Frederico. Os objetos transcendem, metaforizam. Metonimizam-se.

Para quem não nasceu aqui, para quem veio de longe e talvez desconheça as regras do jogo, para quem contudo a Bahia já não é um postal na parede e a metáfora de um Brasil que não existe ou que só existiu na imaginação das gentes da Europa, a poesia de Fernando é um passaporte para o reino de uma memória que não lhe pertence, mas de que tem aqui a chave.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Mr. Lexo-Tan e outros poemas

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Fábio Nogueira
cadastrou em:
25/07/2018 15:37:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR