Mulheres

Mulheres Eduardo Galeano


Compartilhe


Mulheres





Mulheres protagonistas da história e mulheres esquecidas por ela; mulheres que sonham e mulheres castigadas por sonhar; mulheres que sobrevivem e mulheres que nos ajudam a sobreviver. As mulheres que atravessam os relatos de Eduardo Galeano comovem por sua determinação, sua desobediência constante e também por sua fragilidade.

Galeano compartilha a intensidade de personagens femininos marcados pelo peso de uma causa, como Joana d’Arc, Rosa de Luxemburgo, Eva Perón ou as Mães da Praça de Maio; pela sua própria formosura e talento, como Marilyn Monroe, Rita Hayworth, Frida Kahlo, Alfonsina Storni, Camille Claudel ou Josephine Baker. Mas também compartilha as façanhas coletivas de mulheres anônimas: aquelas que lutaram na Comuna de Paris, as que impregnam os templos africanos da Bahia com seus cânticos, as que – num prostíbulo da Patagônia argentina – se negaram a receber os soldados que tinham reprimido a greve dos peões.
Como a personagem que abre o livro, a Sherazade de As mil e uma noites que a cada jornada contava uma nova história ao rei para permanecer viva, Galeano entrega em cada relato sua maestria de narrador oral e de artesão da linguagem, para conjurar o esquecimento mas também para celebrar a experiência daquelas que nunca se resignam.

Crônicas / Literatura Estrangeira

Edições (4)

ver mais
Mulheres
Mulheres
Mulheres
Mulheres

Similares

(17) ver mais
Mulheres que não sabem chorar
Dias e Noites de Amor e de Guerra
As palavras andantes
Bocas do Tempo

Resenhas para Mulheres (6)

ver mais
on 7/2/10


MULHERES - Eduardo Galeano Mulheres, de Eduardo Galeano, 176 páginas, editora L&PM, é uma antologia que reúne textos publicados nos seguintes livros do autor: Vagamundo, Dias e noites de amor e de guerra, Memória do fogo: os nascimentos (I), As Caras e as máscaras (II) e O Século do vento (III), O livro dos abraços e As palavras andantes. Com seu modo habitual de manejar as palavras, o escritor cria um discurso poético, no sentido amplo do termo, produzindo uma obra a que definiu com... leia mais

Vídeos Mulheres (1)

ver mais
Mulheres - Eduardo Galeano - Ler ou NaÌo Ser! - 6.1

Mulheres - Eduardo Galeano - Ler ou NaÌo Ser!


Estatísticas

Desejam108
Trocam2
Avaliações 4.2 / 329
5
ranking 47
47%
4
ranking 34
34%
3
ranking 19
19%
2
ranking 0
0%
1
ranking 1
1%

28%

72%

Rodrigo
cadastrou em:
03/09/2015 21:18:19
Aline.Martins
editou em:
18/11/2018 03:38:21