Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés


Compartilhe


Mulheres que Correm com os Lobos


Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem




Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos.

Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações "psíquico-arqueológicas" nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher.

História / Psicologia / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Mulheres que Correm com os Lobos

Similares

(15) ver mais
O céu é logo ali
Mulheres que não sabem chorar
Cirandda da Lua: Sob a Tenda Vermelha
O Homem e Seus Símbolos

Resenhas para Mulheres que Correm com os Lobos (4)

ver mais
Um livro que acho que toda mulher deveria ler!!!
on 27/3/18


Esse é um livro que nos encoraja a sermos nos mesmas, acreditar em nossas percepções, fixar nossos limites, seguir em frente em nossos desafios... Se trata de uma leitura densa que vai demandar momentos de reflexão.... leia mais

Estatísticas

Desejam71
Trocam1
Avaliações 4.6 / 36
5
ranking 69
69%
4
ranking 25
25%
3
ranking 3
3%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

5%

95%

João gregorio
cadastrou em:
25/05/2015 21:29:44
Paula Fabiana
editou em:
21/09/2017 19:40:45