Musashi

Musashi Eiji Yoshikawa


Compartilhe


Musashi


Box 3 volumes




Por ocasião dos 10 anos de Musashi no Brasil, da marca de 100 mil exemplares vendidos dos dois volumes da edição anterior e do centenário da imigração japonesa, a Estação Liberdade traz aos leitores uma edição comemorativa – caixa contendo a obra em três volumes e livreto ilustrado com representações do grande samurai nas gravuras ukiyo-e – à altura da importância desse fenômeno editorial. A elogiada tradução é de Leiko Gotoda, e abriu caminho para toda uma safra de traduções diretamente do japonês no Brasil. A edição brasileira de Musashi é a primeira versão integral da obra no Ocidente.



Este romance épico baseado diretamente na história japonesa narra um período da vida do mais famoso samurai do Japão, que viveu presumivelmente entre 1584 e 1645. O início é antológico, com Musashi recuperando os sentidos em meio a pilhas de cadáveres do lado dos vencidos na famosa batalha de Sekigahara. Perambula a seguir em meio a um Japão em crise onde samurais condenados ao desemprego e à miséria por senhores feudais derrotados semeiam a vilania ditando a lei do mais forte. Musashi será mais um dentre estes inúmeros pequenos tiranos, derrotando impiedosamente quem encontra pela frente até que um monge armado apenas de sua malícia e alguns preceitos filosóficos zen-budistas consegue capturá-lo e pô-lo rudemente à prova. Musashi consegue fugir graças a uma jovem admiradora, para ser novamente capturado, e agora fica três anos confinado numa masmorra onde uma longa penitência toda feita de leituras e reflexões o fará ver um novo sentido para a vida assim como novos usos para sua força e habilidade descomunais. Os caminhos rumo à plenitude do ser jamais são fáceis, e em seus anos de peregrinação em busca da perfeição tanto espiritual quanto guerreira enfrentará os mais diversos adversários, tendo inclusive que sair-se várias vezes de situações desesperadoras. É numa dessas situações que, totalmente acuado, usará pela primeira vez, em meio ao calor da luta e quase inconscientemente de início, a surpreendente técnica das duas espadas, o estilo Niten ichi, que o tornaria famoso pelo resto dos tempos.



Eiji Yoshikawa dividiu sua obra em sete livros: A Terra, A Água, O Fogo, O Vento, O Céu, As Duas Forças e A Harmonia Final. Destes, os cinco primeiros são uma referência ao gorin, os cinco elementos básicos de que se compõe, segundo o Budismo, toda e qualquer matéria, ou ainda os ciclos por que passa o espírito humano para alcançar a perfeição, começando pela terra impura até atingir o estágio mais alto, o céu, ou segundo a concepção budista, a paz do nada, o nirvana.



Yoshikawa compõe portanto ao longo dessa longa obra uma magistral metáfora dos duros estágios por que tem de passar um guerreiro para alcançar a perfeição técnica que lhe permite lutar com uma espada em cada mão. De garoto selvagem e sanguinário, Musashi transforma-se aos poucos em guerreiro equilibrado, um espírito evoluído capaz de entender e amar tanto a esgrima quanto as artes, tornando-se assim o maior e mais sábio dos samurais.



Musashi é a obra literária mais vendida da história do Japão — mais de 120 milhões de exemplares em suas diversas edições, além de inúmeras versões cinematográficas ou televisivas. Seus principais personagens passaram a integrar o cotidiano, e a obra tornou-se livro de cabeceira e guia da arte de viver para gerações de japoneses.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Musashi

Similares

(13) ver mais
Musashi
Xógum
Um Livro de Cinco Anéis
Um livro de cinco anéis

Resenhas para Musashi (9)

ver mais
on 23/2/09


Musashi não é um livro fácil. Sua leitura em muito lembra a peregrinação do personagem, em busca de aperfeiçoamento e iluminação. A dificuldade que muitos podem encontrar vem, curiosamente, da qualidade da tradução e do conteúdo traduzido. É uma verdadeira viagem ao Japão antigo. Através de seus detalhes nos faz perceber não apenas os detalhes históricos extremamente apurados, mas a complexidade do pensamento e da cultura do povo japonês. É um livro que por vezes parece um folhetim, ... leia mais

Vídeos Musashi (2)

ver mais
Musashi ?? | Novelona japonesa de alto estilo

Musashi ?? | Novelona japonesa de alto estilo

Desencaixotando livros novos. Unboxing de livros. #bookhaul

Desencaixotando livros novos. Unboxing de liv


Estatísticas

Desejam200
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 159
5
ranking 74
74%
4
ranking 20
20%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

53%

47%

silas.
cadastrou em:
23/02/2009 17:50:47