Música para camaleões

Música para camaleões Truman Capote


Compartilhe


Música para camaleões





Consagrado em vida pelo sucesso de A sangue frio, Truman Capote não se deu por satisfeito e radicalizou os princípios do jornalismo literário: em Música para camaleões, último livro que concluiu, o narrador divide a cena e a palavra com suas personagens.

Ainda jovem, Truman Capote percebera que "havia uma diferença entre escrever muito bem e a verdadeira arte; sutil, mas devastadora". Na literatura como na intimidade, viveu sob o mandamento de apostar sempre mais alto. Música para camaleões (1980), ao mesmo tempo suma de todo o seu savoir-faire literário e aposta em novas formas de escrita, é a prova cabal disso. De fato, o sucesso de A sangue frio (1966) criara um dilema para Capote: como seguir adiante sem repisar as próprias pegadas?

A resposta encontra-se nesse livro, que radicaliza o projeto do jornalismo literário. Livre da envergadura romanesca, do anonimato e da imparcialidade, Capote arrisca-se na exibição plena de si e dos outros em peças ágeis, onde personagens e situações se revelam com limpidez máxima, beirando a ficção, mal importa quem sejam: o próprio Capote, uma velha dama caribenha tocando piano para camaleões, um parceiro beatnik de Charles Mason, um serial killer cerebrino contra um detetive empedernido no meio-oeste americano, um velório na companhia de Marilyn Monroe. Nas pequenas jóias de Música para camaleões, todos se revelam em exposição máxima, plenos de brilho, horror ou vulnerabilidade.

Contos / Crônicas / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Música para camaleões
Música para Camaleões

Similares

(5) ver mais
A sangue frio
Décadas Púrpuras
Travessia de Verão
A guerra não tem rosto de mulher

Resenhas para Música para camaleões (23)

ver mais
Contos para camaleões
on 16/1/13


Último livro que Capote concluiu, "Música para Camaleões" é uma deliciosa coletânea de contos. Se não me engano todos eles são narradas em primeira pessoa. Parecem revelados por alguém muito próximo da gente, um observador atento e um contador de casos melhor ainda. Os temas e lugares são variados: o genial e revelador prefácio, uma conversa direta com o leitor ("Deus, quando nos dá um talento, também entrega um chicote, a ser usado especialmente na autoflagelação"); uma elegante se... leia mais

Estatísticas

Desejam91
Trocam2
Avaliações 4.3 / 184
5
ranking 54
54%
4
ranking 31
31%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Guilherme L.
cadastrou em:
01/03/2009 14:20:34
Alê | @alexandrejjr
editou em:
30/01/2022 16:29:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR