Na Praia

Na Praia Ian McEwan


Compartilhe


Na Praia





Inglaterra, 1962. As profundas mudanças na moral e no comportamento sexual que abalariam o mundo ao longo daquela década ainda estão em estado de gestação. Edward Mayhew e Florence Ponting, ambos virgens, se instalam num hotel na praia de Chesil, perto do Canal da Mancha, para celebrar sua noite de núpcias. Ele é um rapaz recém-formado em história, de origem provinciana; sua mãe tem problemas mentais, e o pai é professor secundário. A noiva é uma violinista promissora, líder de seu próprio quarteto de cordas, filha de um industrial e de uma professora universitária de Oxford.

O desajeitado encontro íntimo desses dois jovens ainda marcados pelos resquícios da repressiva moral vitoriana é repleto de lances cômicos e comoventes, configurando uma autêntica tragicomédia de erros. Na praia, entretanto, vai além disso. Por conta da refinada arte narrativa de Ian McEwan, o drama dos recém-casados transcende o registro particular e o retrato de época para alcançar a dimensão de uma obra universal sobre o momento da perda da inocência, essa expulsão do paraíso que é um ponto de inflexão na vida de todo indivíduo.

Com sua prosa precisa, tão sutil quanto implacável, McEwan alterna os pontos de vista de Edward e Florence, radiografando seus pensamentos e motivações mais secretos. O sentimento trágico que fica no leitor vem da percepção dos estragos profundos e duradouros que um pequeno gesto, um único mal-entendido, uma palavra infeliz podem causar na vida dos personagens.

Com esse romance compacto, intenso, inteiriço como um poema ou uma peça musical, o autor confirma seu notável talento para captar e expressar os descaminhos da vida interior.

Ficção / Romance

Edições (2)

ver mais
Na Praia
Na Praia de Chesil

Similares

(4) ver mais
O Sentido de Um Fim
Stoner
Serena

Resenhas para Na Praia (57)

ver mais
Solidão a dois
on 28/5/10


McEwan começa logo no primeiro páragrafo dizendo do que "Na praia" tratará: "Eram jovens, educados e ambos virgens nessa noite, sua noite de núpcias, e viviam num tempo em que conversar sobre as dificuldades sexuais era completamente impossível." Por esse começo poderia se imaginar que este seria mais um de tantos livros que fala sobre as dificuldades românticas/sexuais de um casal ou sobre os problemas acarretados pela repressão sexual. Mas esse livro não é mais um entre tantos. Pra ... leia mais

Vídeos Na Praia (1)

ver mais
Na praia - Ian McEwan

Na praia - Ian McEwan


Estatísticas

Desejam175
Trocam13
Avaliações 3.8 / 902
5
ranking 29
29%
4
ranking 35
35%
3
ranking 27
27%
2
ranking 6
6%
1
ranking 3
3%

31%

69%

Helena
cadastrou em:
29/12/2008 19:54:05
Túlio
editou em:
27/09/2018 21:35:58