Não pararei de gritar

Não pararei de gritar Carlos de Assumpção


Compartilhe


Não pararei de gritar


Poemas reunidos




Ao perfazer um arco de quase setenta anos de produção, Não pararei de gritar reúne poemas que tematizam, com coragem e urgência, a desigualdade racial brasileira.

Senhores/ O sangue dos meus avós/ Que corre nas minhas veias/ São gritos de rebeldia, declara Carlos de Assumpção no emblemático Protesto. Escrito em 1956, o poema causou furor quando foi apresentado ao público pela primeira vez, na Associação Cultural do Negro, em São Paulo. Seus versos reescrevem a diáspora africana e denunciam um Brasil que traz na sua origem as marcas da injustiça, da desigualdade e da discriminação social. Décadas mais tarde, sua atualidade se mantém.

Com dor e revolta, mas também com vitalidade e esperança na construção de um país mais justo, a poesia de Carlos de Assumpção é um testemunho poderoso sobre os tempos em que vivemos, um símbolo de luta contra o silenciamento e a opressão histórica.

Esta edição conta com organização e posfácio de Alberto Pucheu.

Esta publicação mostra a potência de seguir os caminhos trilhados por quem já rompeu muitos silêncios. Além de um presente para as próximas gerações, é canção para sonhar liberdades. ― Djamila Ribeiro

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Não pararei de gritar

Similares

(1) ver mais
Quando Zumbi voltar

Resenhas para Não pararei de gritar (3)

ver mais
Poemas essenciais, porém doloridos

Ao longo dos poemas de Não Pararei de Gritar vamos fazer um passeio histórico-cultural e emocional sobre a vinda, a vida e a permanência dos negros nas terras brasileiras. Em todas as produções observamos e sentimos a militância, a crítica ao preconceito enraizado e estrutural do Brasil, a busca e tentativa de recuperar a identidade e o orgulho negro. Não é nenhuma novidade o quanto gosto de poesia, então quando vi a oportunidade de ler Não Pararei de Gritar aproveitei sem pensar... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 19
5
ranking 60
60%
4
ranking 35
35%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Jenifer
cadastrou em:
12/02/2020 15:32:30